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Copa 2014: Como se relacionar com seu público alvo pelo Facebook

Postado em: 13/03/2014, às 16:15 por Daniella Valentin

No ano em que a Copa do Mundo será realizada em território brasileiro, as empresas que souberem explorar bem o tema, poderão se beneficiar com o uso das redes sociais para aumentar o impacto de suas marcas. Assim, será possível atrair o maior interesse de novos clientes, engajar quem já possui alguma relação com a companhia e reforçar laços e a confiança, gerando uma viralização positiva.

Um modo simples e rentável é o concurso, em que muitas pessoas costumam se engajar em campanhas que lhes ofereçam produtos que atraem. Este formato de promoção, também pode contribuir para uma aproximação e fidelização com o cliente.

De acordo com pesquisa do Instituto QualiBest sobre as marcas que apoiam a Copa do Mundo, 25% dos quase 1800 entrevistados gostariam de participar de concursos. Isso mostra que o estímulo da participação em promoções deste tipo pode aumentar a lembrança da marca.

Atualmente, existem plataformas que facilitam todo este processo de criação e gerenciamento e permite que qualquer empresa, de forma simples, realize um concurso de maneira fácil e segura no Facebook. Então, se chegar à conclusão de que vale a pena investir neste tipo de ação, prepare uma campanha de qualidade, tendo em mente os seguintes passos:

1. Planeje com antecedência

Um dos fatores de sucesso de um concurso é o planejamento. Pense no calendário estratégico de sua marca nas redes sociais com antecedência.

2. Fique atento às regras

Com as novas exigências da Caixa Econômica Federal, qualquer promoção, sorteio ou concurso deverá ser registrado junto aos órgãos competentes, sendo eles, Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE) e à CentralizadoraNacional de Promoções Comerciais da Caixa (CEPCO). O registro costuma sair de 15 a 30 dias úteis.

3. Premiação deve ter afinidade com a marca e com o público

A escolha de um prêmio deve ser pensada sob dois ângulos diferentes: afinidade com a marca e facilidade de produção. Uma viagem pode parecer muito legal, mas é cheia deexigências: passaporte, visto, dinheiro e tempo disponível. Por outro lado, um tablet não exige nada além da participação do usuário, mas, pode não gerar interesse caso o público não seja ligado à tecnologia.

4. Não complique. Simplifique!

Procure não inventar mecânicas complicadas, já que poucas pessoas vão se fantasiar de baleia e posar na praça para participar. A ideia pode até ser interessante, mas nem todo mundo está disposto a se engajar tanto por uma marca ou por um grande prêmio. Simplicidade é ouro.

5. Divulgue bastante

Comece a comunicar o seu concurso para  sua base de fãs no Facebook. Publique alguns posts sobre ele por semana, mas evite o exagero. Além de mídia no próprio Facebook, divulgue o concurso em mais canais, como catálogos, e PDV.

6. Não exija mais informações do que necessário no cadastro

Tente não pedir coisas desnecessárias para a pessoa poder participar do concurso. Evite deixar o cadastro gigante e evite campos obrigatórios. Os usuários tendem adesistir de participar se o processo não for prático.

7. Monitore os resultados

O objetivo de um concurso que exige a adesão do usuário à página da marca (likegate) é crescer a base de fãs e aumentar o engajamento com o seu público. Dessa forma, avaliar os investimentos e monitorar resultados é a melhor forma de aprendizado para os próximos concursos.

8. Evite concursos de longa duração

Concursos longos são ineficientes já que caem no esquecimento, gerando menos engajamento e participação. Além disso, aborrecem o participante pela demora na divulgação do resultado.

9. Não quebre as regras do Facebook

O Facebook não permite que você obrigue o usuário a divulgar ou postar algo sem que ele opte por fazer isso, por exemplo. Tenha isso em mente na hora do planejamento.

10.  Tenha um visual atraente para o concurso

Uma boa direção de arte e textos redigidos com clareza e criatividade aumentam o potencial de participação do usuário. Lembre-se que a identidade visual e a linguagem devem ser alinhadas à comunicação da marca ou campanha.

11. Responda dúvidas e atenda o usuário

Dúvidas sempre vão surgir e devem ser respondidas. Mostre para o usuário que o concurso é sério e que existem pessoas trabalhando para que tudo ocorra da melhor forma possível. Eficiência, cortesia e rapidez são itens importantes no atendimento ao usuário nas redes sociais.

Daniella Valentin, cofundadora da Properly

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2 Comentários

  1. Nathália disse:

    Muito interessante o artigo.

  2. Gilson disse:

    Cuidado parta não infringir as rígidas regras de direitos autorais impostas pela Fifa. (http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/marketing/01/37/85/97/2014_fifapublicguidelines_por_13032014_portuguese.pdf)

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