Crescimento exponencial de usuários da internet impulsiona varejo online

0

Em 2020, daqui a sete anos apenas, a população mundial estará totalmente conectada. Em apenas sete anos a internet estará acessível até mesmo em partes do mundo onde não há eletricidade ou faltam serviços básicos como água limpa, por exemplo. É o que prevê o presidente do conselho executivo do Google, Eric Schmidt. Se isso soar como utopia, atente para o fato de que até o final deste ano 2,7 bilhões de pessoas – ou seja, 39% da população do mundo, estarão usando a internet. A informação é da União Internacional de Telecomunicações

A Internet no Brasil atingiu a marca de 102 milhões de usuários no mês de abril. Essa foi a primeira vez que foi contabilizado mais de 100 milhões de usuários únicos no País, no período de um mês. E o crescimento é exponencial. No Brasil um celular é ativado por segundo e, por minuto, são vendidos cinco tablets, 11 desktops e 17 notebooks. O Brasil deve fechar 2013 com cerca de 6 milhões de tablets vendidos. Só de usuários de internet no celular temos hoje um contingente de cerca de 80 milhões de pessoas. É a população inteira da Alemanha, crescendo a taxas chinesas.

Isso cria novas oportunidades, aumentando o volume de negócios na web. Os números falam por si: enquanto o comércio varejista tradicional tem a expectativa de crescimento em torno de 4,5% em relação a 2012, dados da pesquisa WebShoppers, feita pela e-Bit, em 2013, apontam que o e-commerce crescerá 25% neste mesmo período, com um faturamento de R$ 28 bilhões.

As gigantes do e-commerce estão batalhando por consumidores no mercado do varejo online, cada vez mais competitivo. Este mercado não é tão simples, como muitos imaginam – exige conhecimento. Não basta apenas construir um portal, é importante contar com quem entende e pode desenvolver, sob medida para o seu negócio, a estratégia digital que vai fortalecer a presença online da sua empresa, interagir com sua clientela e criar engajamento com a marca. Para conquistar o sucesso na web é necessário planejar uma estratégia de marketing com conhecimento nos concorrentes, isso vai dar à sua empresa vantagem competitiva. Parece impossível saber quem acessa o site do seu concorrente e qual é a origem de seu público consumidor – mas não é. Existe ferramenta para este estudo e isso vai fazer a diferença.

Para esta análise, a ferramenta indicada é a SimilarWebPro, capaz de apontar onde estão e como atuam os concorrentes de qualquer empresa, de forma clara e sem mistificação. A análise competitiva é o segredo da construção de uma estratégia de marketing. Sabendo quem são seus concorrentes, o que fazem e como fazem para atrair e fidelizar clientes, fica mais fácil sair na frente e aumentar a lucratividade.

A Talk2, empresa da holding DOT digital group, usou sua experiência em estratégias digitas e editou um eBook que detalha as peculiaridades do marketing digital para o varejo, destacando a importância de um posicionamento na internet e orientando na criação de um pós-venda ideal. A edição traz um guia rápido para a organização de um planejamento digital completo e abrangente.

Este material irá orientá-lo na construção de ações eficazes na web. Apresentará as peculiaridades do marketing digital para o varejo, mostrando as principais vantagens que se tem ao investir na internet.

Acesse http://materiais.talk2.com.br/ebook_varejo e ótimos negócios no mundo online!

Luiz Alberto Ferla é presidente do DOT digital group (Knowtec, Talk2, TechFront, DDBR, KeepingUp, IEA e-Learning, SocialBase, Suite Plus), e é Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.