TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Empresa cria máquinas de autoatendimento personalizadas para aumentar vendas do varejo

Postado em: 13/12/2017, às 15:50 por Redação

Redução de custos, praticidade e maior exposição das marcas. Essas são algumas das razões que têm levado empresas a investir em máquinas de autoatendimento – ou  sampling e vending machines – como estratégia de vendas para o mercado brasileiro. Tecnologias pioneiras para melhorar a rentabilidade das marcas e a experiência dos consumidores com os produtos vêm sendo desenvolvidas pela Machine Solutions, empresa paulista que cria soluções de autoatendimento com multicanalidade e integração do mundo on e offline, voltadas para o mercado varejista.

A empresa já instalou mais de 300 máquinas em todo o país e vem colecionando cases de sucesso com empresas de renome do mercado,  como a Jequiti. Segundo o CEO Ricardo Rosenberg, a procura pelas máquinas tem crescido bastante e aumentado o faturamento médio da empresa em 20% ao ano. "Para 2018 a estimativa é crescermos aproximadamente 45%", afirma.

Em 2008, após uma viagem aos Estados Unidos, Rosenberg enxergou uma oportunidade de oferecer soluções em máquinas de vendas automatizadas, um mercado até então pouco explorado no Brasil. O negócio começou com a venda de preservativos chamado Camisinha Express, que era instalado em bares e casas noturnas.

"Adaptamos um modelo de vending machines já disseminado em todo o mundo para as empresas brasileiras que buscavam aprimorar a experiência do consumidor. Hoje, desenvolvemos máquinas customizadas, que integram tecnologias online e tornam o momento da compra ainda mais completo e efetivo", detalha.

A proposta era associar outras marcas à ideia de autoatendimento. Com a nova fase e a chegada do sócio Raphael Wright, a empresa deu início à personalização de vending machines e  sampling machines,  integrando o conceito IoT (Internet das Coisas) e tornando a experiência do consumidor ainda mais completa e efetiva.

Soluções personalizadas

Hoje, os produtos desenvolvidos pela Machine Solutions são construídos em conjunto com os clientes, resultando em uma solução única e passando por uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, designers, profissionais do marketing e administradores, com o propósito de promover um ciclo completo no desenvolvimento dos projetos.

Entre as soluções de sampling e vending machines que têm melhorado a performance de muitos negócios no Brasil está a Shop2Go, que permite ao varejo a possibilidade de comercializar seus produtos, seja qual for, por meio de máquinas dispensadoras. Em uma tela touch, o cliente obtém informações sobre o produto, escolhe o de sua preferência e efetua o pagamento. Entre as vantagens desta máquina para o varejo está a possibilidade de reduzir custos, aproximar o consumidor da marca em locais inacessíveis para a implantação de lojas físicas e promover o marketing do produto.

Já a LockShop proporciona mais segurança aos varejistas. A máquina funciona de forma parecida com a Shop2Go. A diferença está na hora de acessar o produto: o cliente precisa escolher o que deseja adquirir em um terminal posicionado no checkout, clicar em "comprar" e imprimir um ticket e, por último, se dirigir ao equipamento, inserir o ticket e retirar o item desejado. A LockShop vem contribuir com a solução de um grande problema de furtos sofridos pelos varejistas. Para se ter uma ideia, no último ano (2016), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) levantou que os supermercados do país tiveram R$7,11 bilhões em perda de faturamento bruto em razão de furtos.

Na busca por agilidade e aumento da capacidade de atendimento nos centros hospitalares, a Machine Solutions criou, em conjunto com a empresa Unihealth (especializada na gestão e logística de insumos hospitalares) a Unibox, máquina dispensadora de autoatendimento. A Unibox soluciona alguns problemas enfrentados pelos centros hospitalares: elimina o tempo gasto com manuseio de suprimentos possibilitando que a equipe se dedique às atividades principais, amplia o controle dos insumos, elimina a necessidade de grandes espaços para armazenamento, possibilita melhor aproveitamento do tempo ao garantir agilidade no controle e retirada de remédios, elimina a possibilidade de furtos e reduz a necessidade de contratação de mão de obra para esse fim.

Outro problema amenizado pela tecnologia desenvolvida pela Machine Solutions afeta diretamente o mercado de e-commerce, que enfrenta dificuldades quanto à logística dos produtos e o alto valor dos fretes. O RecebaAqui, ou Lockers, é uma solução em armários automatizados que contribui para a segurança do recebimento da encomenda, voltado para aqueles que não possuem tempo de receber na sua residência ou mesmo para quem não possui endereço fixo. É também uma forma de deixar os preços dos fretes mais atraentes com a redução na distância e no número de entregas por parte da transportadora.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top