A Dell anunciou que planeja construir uma fábrica de PCs na Índia. A declaração foi feita pelo CEO da fabricante americana, Kevin Rollins, durante visita à Nova Délhi na semana passada, embora não tenha fornecido detalhes sobre o projeto nem tampouco precisado a data em que isso deve ocorrer.
Mas o anúncio faz todo sentido. De acordo com o instituto de pesquisas IDC, somente no terceiro trimestre do ano passado foram vendidos cerca de 1,2 milhão de computadores naquele país, um aumento de 32% em comparação com o volume comercializado no ano anterior. A líder em vendas de PCs naquele mercado foi a HP, que conquistou market share de 19% no ano passado, seguida pela fabricante indiana HCL Infosystems e pela chinesa Lenovo.
De olho nesse filão, a Dell anunciou também que irá aumentar o número de empregados do seu call center na Índia, ampliando de 10 mil para cerca de 15 mil nos próximos dois anos. Com parte da expansão, a companhia iniciará a construção do quarto call center na cidade de Gurgaon, próxima a Nova Délhi. Atualmente, a fabricante mantém centrais de atendimento em Bangalore, Hyderabad e Mohali. A previsão é que o call center de Gurgaon comece a operar em abril próximo, o que deverá gerar inicialmente de 700 a mil vagas até o fim deste ano.
Como primeira medida para aumentar sua participação naquele mercado, Rollins disse que a Dell pretende dobrar o tamanho de seu grupo do desenvolvimento de produtos na Índia nos próximos dois anos. Atualmente, mais de 300 engenheiros estão engajados no desenvolvimento e testes de produtos da empresa, incluindo servidores e sistemas de armazenamento.