Oracle entra na disputa pela gestão das PMEs

0

A Oracle quer parte de um bolo do mercado de soluções de gestão empresarial para empresas de pequeno e médio portes, tendo como alvo um universo de 25 mil empresas espalhadas pelo Brasil,geralmente localizadas longe dos grandes centros urbanos.

Para isso, dois produtos estão na linha de frente: Oracle E-Business Suite e o J.D. Edwards Enterprise One Rapid Start. Segundo o presidente da empresa, Silvio Genesini, ela oferece preço adequado, financiamento e uma rede de 15 parceiros em todo o País para garantir uma implementação rápida e de qualidade.

Além disso, ela aposta no modelo BPO (Business Process Outsourcing), onde o cliente paga uma prestação mensal para contar com os serviços de gestão empresarial de um parceiro da Oracle.

Preços

O preço médio da solução de fluxo financeiro (contas a pagar/receber, contabilidade, faturamento, etc), por exemplo, está na faixa de RS$ 100 mil ano para 5 usuários. Para 25 usuários, o custo médio por usuário, está por volta de RS$ 3,6 mil.

A Controle Soluções Compartilhadas, parceiro da Oracle em São Paulo que já está oferecendo a solução garante que esse valor poder bem menos no modelo de prestação de serviço BPO, e que deve cair ainda mais com o aumento da demanda.

?O mercado de pequenas e médias empresas é tão ou mais exigente que o das grandes empresas, pois traz demandas específicas, como estruturas enxutas, que não dispõem de pessoal de TI dedicado à área de aplicativos?, comenta João Bosco Fernandes Jr, vice-presidente de Vendas para Aplicativos da Oracle do Brasil.

?Este é um mercado que deve crescer consideravelmente em 2006; só para se ter uma idéia, segundo dados da IDC colhidos no ano passado na América Latina, cerca de 40% dessas organizações têm planos de aumentar o seu investimento em TI em cerca de 33% este ano?, acrescentou.

A taxa de crescimento do investimento em TI das médias empresas na América Latina deverá ser superior a 10% até 2009. ?O motor desse investimento, em sua grande parte, é a necessidade de se cortar custos e conquistar maior eficiência nos processos de negócios?, explica o diretor.

Produtos

O E-Business Suite Special Edition é um sistema de gestão empresarial com capacidade de expansão de cinco até 50 mil usuários. Totalmente integrado, traz módulos de compras, distribuição, financeiro e manufatura.

Sua metodologia de implantação ?Business Flows Accelerators? procura focar os processos de negócios de uma organização. Com isso, seu tempo médio de implantação é reduzido a cerca de quatro meses, conforme a complexidade do projeto.

Já o Enterprise One Rapid Start é uma solução da família JD Edwards (empresa de ERP adquirida pela Oracle) com uma opção pré-configurada, que integra todos os processos de negócio desde o diagnóstico do mercado, passando pela administração dos ativos empresariais, as cadeias de fornecimento e a relação com clientes e fornecedores, até o planejamento de recursos. Esta solução também pode ser implantada na modalidade Rapid Start em cerca de três meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.