Net Serviços, operadora de TV por assinatura, internet em banda larga e serviços de voz, encerrou 2007 com lucro líquido de R$ 208 milhões, um aumento de 151% na comparação com 2006, quando atingiu R$ 83 milhões. A receita líquida teve aumento de 28%, passando de R$ 2,27 bilhões para R$ 2,9 bilhões. Já a receita bruta apresentou um aumento de 29,5%, saindo de R$ 2,9 bilhões em 2006 para R$ 3,76 bilhões em 2007.
O Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) consolidado foi de R$ 804 milhões, um aumento de 26% na comparação com 2006, quando registrou R$ 639 milhões. Já a margem Ebitda foi de 28%, dentro do patamar considerado adequado pela Net.
A receita no quarto trimestre foi de R$ 799 milhões, o que representou um aumento de 28% em relação aos R$ 619 milhões apurados no mesmo período de 2006. A receita bruta consolidada totalizou R$ 1 bilhão, um aumento de 29,6% sobre os R$ 798 milhões registrados no período de outubro a dezembro de 2006. O lucro líquido no trimestre foi de R$ 96 milhões, crescimento de 243% em relação aos R$ 28 milhões registrados em 2006. O Ebitda consolidado ficou em R$ 216 milhões, alta de 23% na comparação com os R$ 176 milhões de 2006, com margem de 27%.
A receita média por usuário (Arpu), que considera o somatório das receitas de TV por assinatura e de banda larga sobre o número médio de clientes conectados, passou de R$ 120,51 no quarto trimestre de 2006 para R$ 131,34 no mesmo período de 2007, um crescimento de 9%.
?Os resultados mostram que estamos conseguindo crescer de forma sustentável. E isso é uma das premissas estratégicas da companhia?, afirmou José Antonio Félix, presidente da Net Serviços.
O segmento de TV por assinatura, segundo o informe de resultados, fechou 2007 com 2,475 milhões de assinantes, um crescimento de 16% na comparação anual. Desse total, 604 mil clientes são do serviço Net Digital, um aumento de 234% em relação à base registrada em 2006. A base de clientes Net Virtua, de acesso à internet em banda larga, encerrou o ano com 1,423 milhão de assinantes, ante 864 mil registrados no fim de 2006. Os números representam um aumento de 65% em um ano. Já o Net Fone via Embratel, lançado em março de 2006, fechou com 567 mil assinantes, alta de 212% comparada à base do ano anterior.
Em dezembro do ano passado, a Net anunciou a aquisição das sociedades que operam no mercado de TV por assinatura e acesso à internet em banda larga sob a marca BigTV. A aquisição está sujeita a aprovação da Anatel e o valor poderá ser ajustado de acordo com os termos e condições estabelecidos pela Net e pelos vendedores nos instrumentos particulares de compra e venda de ações e de quotas sociais e outras avenças, cujo pagamento será realizado em dinheiro, na data de fechamento da operação.
A BigTV opera serviços de TV por assinatura e internet em banda larga no país, atuando em 12 cidades nos estados de São Paulo (Guarulhos, Valinhos, Botucatu, Jaú, Sertãozinho e Marília), Paraná (Ponta Grossa, Cascavel, Cianorte e Guarapuava), Alagoas (Maceió) e Paraíba (João Pessoa).
Ao fim de setembro de 2007, as operações da BigTV contavam com cerca de 107 mil assinantes conectados de TV por assinatura e 56 mil assinantes de internet em banda larga, com uma rede que cobria cerca de 409 mil domicílios com uma extensão de cerca de 3 mil quilômetros.