O Google aumentou em mais de 50% o lucro líquido no quarto trimestre de 2007, que totalizou US$ 1,21 bilhão, o que representa um ganho por ação de US$ 3,79. Já a receita bruta no período foi de US$ 4,83 bilhões. Excluindo os encargos fiscais, o ganho por ação chega a US$ 4,43 a ação.
De acordo com a consultoria Thomson Financial, a estimativa para o trimestre, porém, era de um lucro por ação de US$ 4,44 e receita líquida de US $ 3,45 bilhões. Essa projeção de receita exclui os custos com aquisição de tráfego (TAC, na sigla em inglês). Eliminando essas despesas a receita totalizaria US$ 3,39 bilhões, o que, mesmo assim, segundo a empresa, não deixa de ser um desempenho tímido.
No consolidado do ano, o Google obteve receita de US$ 16,6 bilhões e lucro líquido de US$ 4,2 bilhões, ou um ganho de US$ 13,29 por ação. Em 2006, a empresa havia registrado receita de US$ 10,6 bilhões e lucro líquido de US$ 3,07 bilhões, com ganho de US$ 9,94 por ação.
Em conferência com analistas, o CEO do Google, Eric Schmidt, se disse satisfeito com o trimestre e otimista em relação a este ano. Ao comentar sobre os possíveis efeitos que a crise das hipotecas imobiliárias de alto risco (subprime) nos Estados Unidos poderiam ter no mercado mundial, o executivo disse que não vê nenhum grande problema econômico à frente em termos globais.
O diretor financeiro (CFO) do Google, George Reyes, admitiu que as receitas provenientes de publicidade online veiculada nas redes sociais não deram o retorno esperado. Quando questionado se o acordo do Google para ser o fornecedor de serviços de busca do site de relacionamentos MySpace para o qual pagará US$ 900 milhões até 2010, sempre e quando certas metas de visitas e buscas forem cumpridas, é um modelo de negócio viável, Sergey Brin, presidente de tecnologia e um dos criadores do Google disse que não falaria sobre parceiros individuais ou algo do gênero.
Ele observou que o Google também tem Orkut e de outros parceiros da rede social. "Temos uma quantidade incrível desse inventário. Mas temos ainda uma fórmula matadora para rentabilizar as redes sociais. Tivemos um grande número de experiências, e algumas decepções", disse ele ao site MaketingVOX.com.