A internet abocanhou 4,49% de todo o bolo publicitário no ano passado, quando os gastos em publicidade on-line atingiram R$ 1,23 bilhão no país, um aumento de 29% na comparação com 2009, de acordo com levantamento divulgado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) nesta terça-feira, 1º. Para este ano, a estimativa é que haja uma expansão de 25%, totalizando R$ 1,55 bilhão. Caso a cifra se confirme, a propaganda virtual passará a responder por, pelo menos, 6% do bolo.
A projeção do IAB Brasil é que o percentual salte para 10% nos próximos anos. Fábio Coelho, presidente da empresa, ressalva que o montante não inclui, no entanto, os gastos com publicidade nos resultados de buscas na web, como links patrocinados. "Se for incluída essa modalidade de propaganda, o faturamento praticamente dobra", afirma.
Mobilidade, redes sociais e a expansão dos usuários de web no Brasil são apontados pela entidade como os principais fatores que darão maior visibilidade e relevância para a publicidade on-line. Ao dizer que o Ibope registra que o país fechou 2010 com 73,7 milhões de usuários de internet, o IAB prevê que este número crescerá para 81 milhões neste ano.
Em relação à publicidade on-line em smartphones, o IAB prevê uma expressiva expansão neste ano. O otimismo tem como base a estimativa de que os acessos 3G devem mais que dobrar, totalizando 35,2 milhões de dispositivos, ante os 14,6 milhões de 2010. "As ofertas de banda larga móvel pré-paga serão um instrumento importante para alavancar o número de consumidores com acesso à internet móvel e isso representa uma grande oportunidade para a publicidade on-line", enfatiza Coelho. Ele ressalta que o volume mensal de page views provenientes de celulares deve dobrar, saltando de 250 milhões por mês, em 2010, para 500 milhões mensais neste ano.
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