Oi investe R$ 30 milhões em serviço de computação em nuvem corporativo

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A operadora de telefonia Oi anunciou nesta quarta-feira, 1º, o lançamento do serviço de computação em nuvem destinado ao segmento corporativo. Denominado Oi Smart Cloud, o serviço faz parte da nova estratégia de atuação da operadora de telefonia de ampliar seu portfólio de produtos e consolidar-se no segmento de tecnologias da informação e comunicações (TICs). O investimento no novo serviço foi de R$ 30 milhões e a estimativa da Oi é dobrar sua receita em data center no prazo de três anos.

Inicialmente, a Oi vai oferecer o Smart Cloud aos seus 15 mil clientes corporativos, que necessitam de infraestrutura para o processamento e armazenamento de informação com garantia de segurança. Atualmente, a operadora dispõe de oito data centers, distribuídos nas cidades de Brasília – dois deles -, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Segundo a companhia, os serviços serão cobrados de acordo com o consumo, como funciona habitualmente nas contas telefônicas. "O objetivo é ajudar o cliente a aumentar a receita e racionalizar custos por meio do uso inovador da tecnologia", diz Maurício Vergani, diretor da unidade de negócios corporativos da Oi.

A Oi adianta que o Smart Cloud é o primeiro de uma série de novos serviços que serão anunciados e implantados ao longo deste ano. Dentre as novidades previstas, estão redes de backup, soluções de videoconferência e telepresença, plataforma de serviços máquina a máquina (M2M), comunicações unificadas, entre outras.

Mercado concorrido

Apesar de pioneira nos serviços de computação em nuvem para o setor corporativo, a Oi deve enfrentar em breve a concorrência da Embratel. A operadora anunciou o lançamento do Cloud Embratel, estratégia do grupo América Móvil para oferta de serviços em nuvem a todo continente americano. Inicialmente, os serviços estarão disponíveis em quatro de suas principais sibsidiárias – México, Brasil, Colômbia e Argentina. Em breve, a América Móvil prevê a oferta do serviço em toda a região latino-americana. No Brasil, os novos serviços começarão a ser comercializados a partir de fevereiro.

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