O slogan "O bom vizinho", do Pinheiro Supermercado, não pode estar mais de acordo com o perfil do grupo cearense, que atua desde 1979 com 11 lojas e um centro de distribuição. Tudo nas lojas é pensado para oferecer a melhor experiência de compra aos consumidores.
Foi com foco nesse conceito que a empresa resolveu investir em tecnologia e adotou os padrões GS1 nas etiquetas dos alimentos frescos embalados (FLV – frutas, legumes e verduras). Na prática, significa que o cliente, quando passa no caixa, é avisado sobre a data de validade do produto adquirido e o lote a que ele pertence graças ao uso de etiquetas do padrão GS1 Databar. Tudo pode ser consultado: quem produziu o alimento, em que data, onde fica a propriedade e todos os passos percorridos até chegar ao supermercado.
A Doce Mel e a Paripassu foram parceiras do Pinheiro Supermercado no projeto, que rendeu às empresas o Prêmio Automação GS1 Brasil na categoria Varejo – Segurança do Alimento, do campo à mesa. O objetivo é buscar o engajamento de produtores de FLV para correta identificação e deixar de utilizar códigos de circulação restrita no ponto de venda (PDV). Com isso, o supermercado contribui para rastreabilidade e segurança da cadeia alimentar. O trabalho conjunto das três empresas evita a venda de produtos vencidos nos caixas ao identificar quem plantou, onde plantou, quando ocorreu a colheita do produto, além de consultar os lotes vendidos aos clientes.