Kyndryl prevê adoção de estratégias híbridas de nuvem e mainframe em 2024

0

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Kyndryl, 95% das empresas estão movendo pelo menos algumas cargas de trabalho para a nuvem. No entanto, apenas 37% delas estão sendo totalmente migradas, o restante está sendo modernizado e integrado a um ambiente híbrido. Diante deste cenário, a empresa traz suas previsões para as tendências de nuvem e core enterprise em 2024.

Fortalecimento do mainframe e estratégia híbrida 

Contrariando previsões de migração completa para a nuvem, o mainframe continuará a ser uma plataforma importante para as empresas em 2024. A solução gerencia grandes quantidades de dados críticos que as empresas desejam aproveitar da melhor maneira. Além disso, é um investimento resiliente que pode suportar volumes crescentes de dados e cargas de trabalho exigentes.

O mainframe também continuará relevante, especialmente para aproveitar soluções de IA generativa. No entanto, a escassez de especialistas em mainframe está impulsionando as empresas a buscar parceiros com habilidades especializadas para a gestão e modernização dessas plataformas resilientes.

"As empresas estão percebendo que nem todas as cargas de trabalho são iguais. Algumas são mais adequadas para a nuvem, enquanto outras são para o mainframe. Uma estratégia híbrida que combina as duas plataformas é a melhor maneira de garantir que as empresas obtenham o máximo valor de suas operações de TI", afirma Flavio Carnaval, Líder de Cloud,Dados, IA e ZCloud da Kyndryl Brasil.

Tendências de Cloud 

À medida que as empresas se adaptam aos pontos fortes e fracos da tecnologia de nuvem – enquanto navegam pelos desenvolvimentos em IA, mudanças regulatórias e objetivos de sustentabilidade – elas precisarão se apoiar em abordagens inovadoras e parceiros confiáveis para maximizar o valor. 

Para aproveitar ao máximo os investimentos em nuvem, as empresas devem apostar em:

FinOps: Com o aumento da complexidade em ambientes híbridos e multinuvem, as empresas adotarão a abordagem FinOps para alinhar equipes financeiras, técnicas e de negócios, otimizando assim os investimentos em nuvem e controlando os custos.

AIOps e Plataformas: Para combater interrupções e ineficiências de TI, as empresas priorizarão soluções como AIOps (Inteligência Artificial para Operações de TI) e plataformas holísticas, como a Kyndryl Bridge, proporcionando uma visão abrangente das operações de TI.

IA Generativa: A IA generativa destaca-se como uma força transformadora, especialmente em ambientes híbridos e multinuvem, melhorando técnicas de gestão e impulsionando a eficiência.

Plataformas de Nuvem Setoriais 

As plataformas de nuvem setoriais, já em crescimento em setores como varejo e serviços financeiros, devem se expandir para a indústria transformadora. Essas plataformas oferecem soluções personalizadas, unindo tecnologia e inovação empresarial para impulsionar resultados acelerados.

"Apesar da desaceleração no ano passado, o crescimento da nuvem certamente continuará. A diferença é que as empresas serão mais cautelosas na forma como procedem. Elas vão considerar como implementar IA generativa e examinar cuidadosamente suas cargas de trabalho e arquitetura visando a eficiência. A realidade é que gerar valor com a nuvem requer esforço estratégico", ressalta Carnaval. 

IA Generativa 

As empresas em todo o mundo continuarão a investigar a oportunidade de contar com ferramentas e soluções de IA – incluindo IA generativa – em seus planos de modernização mais amplos. De um modo geral, entende-se que o potencial da IA generativa supera em muito o risco. Apesar disso, os líderes de negócio têm muitas preocupações em torno da manutenção da privacidade, proteção de IP, interrupção de vazamentos de dados e aproveitamento de custos. 

"IA generativa é valiosa se você puder usar todos os dados on-line e off-line, interconectados. Com dados ruins, você simplesmente toma decisões erradas mais rápido", destaca Carnaval.

As empresas vão se mover para organizar seus dados e estabelecer fortes programas de governança de dados para se preparar para a possibilidade de usar IA para entregar valor aos negócios. Uma verdade simples: você não pode ensinar a IA a rodar com os dados errados. A qualidade dos dados está diretamente correlacionada com a qualidade da IA. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.