A Novell e a Intel anunciaram a disponibilidade da rede paravirtualizada e de drivers de dispositivo de bloqueio que permitirão que o Microsoft Windows Server 2000/2003/XP sem modificações seja executado em ambientes virtuais Xen no Suse Linux Enterprise Server 10 da Novell, operando em plataformas de servidor baseadas em Intel com a tecnologia de virtualização da fabricante de chips.
Segundo a Novell, esses novos drivers permitirão que os clientes migrem com segurança para uma quantidade menor de servidores mais novos e com menor consumo de energia, consolidando o Windows legado ou as soluções Linux em servidores virtuais. ?Com o lançamento da plataforma Suse Linux Enterprise 10 em julho de 2006, a Novell se tornou a primeira grande distribuidora de Linux a integrar a virtualização Xen em uma distribuição do Linux?, afirmou Jeff Jaffe, vice-presidente executivo e CTO da companhia.
Ainda de acordo com a Novell, além de ajudarem na redução de custos com a virtualização do Windows no SUSE Linux Enterprise Server, esses drivers podem aumentar a disponibilidade de rotinas de trabalho baseadas no Windows e no Linux por meio de sistemas virtuais em cluster, como também auxiliar a equipe de TI a responder mais rapidamente às necessidades empresariais, criando e aprovisionando facilmente os serviços em sistemas virtuais.
A Novell está patrocinando um programa piloto de virtualização para seus clientes, fornecendo suporte em nível empresarial para a execução de rotinas de trabalho do Windows 2000/2003/XP no SUSE Linux Enterprise Server. Os drivers de dispositivo paravirtualizados já estão disponíveis para os membros do programa piloto. A disponibilidade comercial está prevista o fim deste ano.