O avanço da Telepresença e a revolução na comunicação corporativa

0

Cada vez mais, empresas de todo mundo, incluindo o Brasil, têm a percepção de que a comunicação visual transforma a forma como as pessoas interagem entre si.
Uma pesquisa da Cisco mostra que apenas 7% da comunicação, considerada produtiva, é realizada, por meio da palavra falada. Pouco menos da metade, 40%, ocorre por causa da personalidade do orador e sua credibilidade e mais de 50% ocorre devido a linguagem corporal, comportamento e expressões faciais.
Os números demonstram claramente que as opções de comunicação mais utilizadas hoje em dia, tais como e-mail, telefone e mensagem instantânea, são bem menos eficazes do que poderiam ser, pois falta o ingrediente principal, que pode mudar a maneira com que as pessoas se comunicam, a conversa "cara-a-cara".
Atenta a esse contexto, a indústria de tecnologia passou a disponibilizar diversas soluções que permitem transmitir vídeo e imagem pela internet, para que as pessoas possam conversar de diferentes locais, de uma forma cada vez mais visual. Mas, sem dúvida, entre todas essas opções, a Telepresença veio para ficar e revolucionar a comunicação, entre empresas e seus clientes, funcionários ou parceiros, tornando as reuniões ainda mais autênticas.
Combinando recursos como vídeos de alta definição e áudio de qualidade, em um cenário totalmente personalizado, para dar a idéia de que as pessoas estão frente a frente, a Telepresença otimiza o fechamento de negócios, de forma surpreendente. De acordo com o Yankee Group Research essa tecnologia tem um poder de persuasão 50% maior do que as conferências realizadas pelo telefone, por exemplo.
Já sabemos também que ela permite ampliar a produtividade dos funcionários, ao reduzir o deslocamento com viagens. Isso não só aumenta a eficiência, como também melhora o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, contribuindo positivamente para a estrutura emocional dos colaboradores.
Outra vantagem para quem utiliza a Telepresença é a contribuição com a preservação do meio ambiente, já que ao reduzir as viagens aéreas diminui-se a emissão de gases causadores do efeito estufa, que seriam provocadas pelo deslocamento em aviões.
Por isso tudo é que a adoção da Telepresença vem ganhando espaço rapidamente e promete em um futuro bem próximo, revolucionar a comunicação corporativa em todo o globo.
* Emerson Murakami é COO da Dimension Data, no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.