A GVT divulgou seu resultado referente ao ano de 2010 – ano de maior crescimento da empresa. A receita líquida cresceu 43% no ano ao atingir R$2,43 bilhões e o lucro líquido cresceu quase três vezes alcançando R$372,7 milhões. A margem Ebitda (resultado antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização) foi de 41,3% no ano, quase três pontos percentuais superior à margem de 2009 que foi 38,6%.
O investimento realizado em 2010 foi R$1,3 bilhão, 89% maior do que o realizado em 2009, quando a empresa investiu R$697 milhões. A maior parte do investimento foi direcionada para a construção de novos acessos de telefonia fixa e banda larga. O investimento aprovado para 2011 é quase 40% maior do que o do ano passado e atinge R$1,8 bilhão.
A base de clientes de telefonia atingiu 4,23 milhões de linhas em serviço ao final de 2010, o correspondente a 50,3% de crescimento em relação ao mesmo período de 2009 quando fechou em 2,8 milhões.
Banda Larga
O crescimento em banda larga no ano foi de 58,2% com 1,095 milhão de acessos instalados no fechamento do ano sobre 689 mil em dezembro de 2009. A penetração de banda larga na base de clientes residenciais, profissionais liberais e pequenas empresas saltou de 77% em dezembro de 2009 para 88% em dezembro de 2010. O percentual de clientes com banda larga de 10 Mbps ou mais subiu de 39% no fim do ano passado para 64% no fechamento de 2010.
A companhia cita o lançamento do Power Music Club como uma "marco" na oferta de banda larga. Trata-se de uma plataforma de música para clientes desenvolvida em parceria com a Universal Music, que também pertence à Vivendi.
Expansão
Em 2010, a GVT fortaleceu a presença na região Nordeste e ingressou pela primeira vez nos maiores mercados do país com ofertas para o mercado residencial, em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao longo do ano foram lançadas treze novas cidades. Ao todo a GVT está presente em quase 100 cidades. Outras três cidades chave na expansão – Rio de Janeiro, Guarulhos e Osasco – entraram em operação ainda em 2010 e foram lançadas comercialmente em janeiro deste ano.
Em fevereiro de 2011, a GVT anunciou a operação em dois municípios na região do ABC Paulista – Santo André e São Bernardo do Campo.
- Finanças