Em fase inicial de desenvolvimento, o F-commerce, ou comércio eletrônico via Facebook, tem produzido alguns casos que se destacam pela criatividade, embora o seu sucesso, em geral, ainda está para ser provado.
Um exemplo de inovação é o provador virtual 3D criado pela grupo varejista britânico Tesco para a sua fan page na área de moda. O aplicativo, desenvolvido pela Metail, está disponível para fãs da marca por algumas semanas, como experimento.
Na avaliação de especialistas, se bem sucedido, o aplicativo — ou tecnologia similar — poderá ser adotado por outros varejistas, com possibilidade de incrementar o já aquecido segmento de vendas online e gerar um rápido retorno do investimento.
O programa funciona da seguinte forma: depois de fazer um upload de uma foto de rosto e outra de corpo — ou digitação das medidas — a usuária pode testar 50 itens de coleção desta temporada e mais 10 novas roupas a cada semana. Os looks criados podem ser compartilhados com amigos selecionados, para receber comentários e avaliações.
A cliente, se quiser, pode adicionar os looks criados a uma cesta e comprá-los na loja virtual de roupas do grupo Tesco. O provador virtual 3D também dá às usuárias a oportunidade de experimentar penteados diferentes.
Para estimular a participação das fãs, a campanha de lançamento do provador 3D incluiu competição para escolha do melhor look criado, tendo como prêmio um voucher de £ 50,00 (cerca de R$ 137,00) para a autora da melhor combinação de peças.
A Tesco, maior varejista do Reino Unido, tem cerca de 5 mil lojas em 14 países ao redor do mundo, e emprega mais 500 mil pessoas.
(com informações do site MarketingVOX)