A Manufatura Inteligente, que suporta a Quarta Revolução Industrial, oferece a chave para desbloquear a produtividade no setor, incorporando sensores que possibilitam a coleta e análise de dados.
Ao integrar tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), 5G, Internet das Coisas (IoT) e Internet Industrial das Coisas (IIoT), análise de dados e computação em nuvem no ambiente de produção, entre outras, o sistema de Manufatura Inteligente permite monitorar processos em toda a fábrica, otimizando as linhas de produção com insights em tempo real e visibilidade de ponta a ponta.
Existem inúmeros benefícios associados à Manufatura Inteligente, fundamentais em um momento em que as empresas estão competindo em inovação, precisam reduzir o tempo de resposta às mudanças nos mercados, diminuir os custos e aumentar a produtividade.
Segundo a consultoria McKinsey, se implementadas com sucesso, essas soluções entregam retornos mensuráveis. Em diversos setores da economia, segundo os analistas, é possível registrar reduções de 30% a 50% no tempo de inatividade das máquinas, de 15% a 30% com ganhos de produtividade e 85% de possibilidade de tomar decisões mais assertivas, com a entrega de dados confiáveis.
O mercado de soluções e sistemas que impulsionam a Manufatura Inteligente tem a previsão de movimentar mais de 226 bi de dólares até 2030, atendendo a necessidade de otimizar recursos, reduzir custos e aumentar a eficiência energética nas operações industriais. Pesquisa da SNS Insider também aponta que a crescente adoção da robotização, sistemas de IIoT e IA contribuem para a implementação das "Smart Factories", transformando globalmente o setor industrial.
Aproveitando as tecnologias digitais
Enquanto mais desafios vão fazendo parte do dia a dia dos negócios, cresce a importância de aproveitar as tecnologias digitais – tanto dentro como fora das paredes das fábricas. A jornada da transformação da indústria em direção ao conceito 4.0 e da Manufatura Inteligente é um caminho sem volta.
Estudo recente da consultoria Deloitte indica que 83% dos líderes de negócio do setor industrial acreditam que essas soluções transformarão, em cinco anos, a forma como os produtos são fabricados. Esse novo modelo conecta o design do produto, a análise de dados, o processo de fabricação, o sistema de estoques e cadeia de suprimentos, a logística de entrega e os clientes finais, acrescentando valor às operações.
E todos os atores envolvidos no setor industrial concordam em um ponto: a Manufatura Inteligente é uma mudança de paradigma, e oferece diversas possibilidades e oportunidades para aumentar a eficiência da produção, contar com maior flexibilidade na linha de produção, conquistar a eficiência energética, ter maior capacidade de inovação, obter informações precisas e em tempo real para uma melhor tomada de decisão, entre inúmeras outras transformações.
Com tudo isso, é mais do que certo de que essa é uma jornada extremamente necessária, e o ROI da implementação das tecnologias da Manufatura Inteligente deverá ser auferido rapidamente. É mais do que hora de seguir em frente.
Alexandre Serain, coordenador de vendas da Mitsubishi Electric Brasil.