A Intel ganhou a participação no mercado mundial de microprocessadores durante todos os trimestres do ano passado, devido principalmente ao sucesso do seu chip Atom para netbooks, de acordo com a empresa americana de pesquisa e consultoria na área de tecnologia iSuppli.
No quarto trimestre de 2008, a Intel respondeu por 81,8% das receitas globais da indústria de microprocessadores, um crescimento de 0,88% de sua participação na comparação com os 80,96% registrados no terceiro trimestre. O negócio de microprocessador da empresa também cresceu no quarto trimestre na comparação anual, com sua participação mundial de mercado em receitas aumentando 3,4 pontos percentuais, passando de 78,4% obtidos no quarto trimestre de 2007.
"A Intel aumentou a sua participação no mercado de microprocessadores em cada trimestre de 2008, sobre uma base sequencial, utilizando cada trimestre com alicerce para o próximo", disse Matthew Wilkins, principal analista de pesquisa de plataformas de computação da iSuppli. "Durante esse tempo, os baixos preços do Atom tem contribuído para tornar os netbooks cada vez mais populares no mercado."
Mundialmente, segundo a iSuppli, os embarques de netbooks superaram a casa de 2000% em 2008 e espera-se um aumento de 68,5% neste ano. E a Intel será a base desse sucesso. "A oferta do Atom para o segmento netbook tem ajudado, embora a maior contribuição para o aumento da participação de mercado da empresa ainda seja proveniente, sem dúvida, das vendas de microprocessadores para os segmentos de desktops, notebooks e servidores", disse Wilkins.
O principal rival na área de microprocessador da Intel, a AMD, perdeu participação na comparação anual e sequencialmente no quarto trimestre de 2008. A fabricante respondeu por 10,6% das receitas mundiais de microprocessadores, uma queda de 3,5% dos 14,1% que detinha no quarto trimestre de 2007. O ganho de participação da empresa no terceiro trimestre desapareceu no quarto trimestre, enquanto a empresa perdeu 1,6 ponto de participação no quarto trimestre, abaixo dos 12,2% que detinha no trimestre anterior.
No ano de 2008, a Intel aumentou a participação de mercado em 1,6 ponto percentual, enquanto que tanto AMD quantos as demais empresas que compõem o setor perderam market share. Especificamente a AMD perdeu 1,2 ponto percentual de participação na comparação com 2007.
- Domínio amplo