A fabricante taiwanesa de computadores Acer anunciou a saída de seu executivo-chefe (CEO) Gianfranco Lanci. A demissão do executivo terá efeito imediato e o presidente do conselho de administração, J.T. Wang, assume o cargo interinamente.
Em comunicado, a empresa disse que Lanci decidiu se demitir por "ter visões diferentes da maioria dos membros do conselho de administração e não conseguiram chegar a um consenso depois de meses de diálogo". A Acer afirma que os principais pontos de atrito eram a discordância em relação ao conselho quanto aos "diferentes níveis de importância de escala, crescimento, criação de valor do cliente, posicionamento de marca, além de alocação de recursos e métodos de implantação".
A imprensa internacional, no entanto, aponta que a saída de Lanci vem depois de a Acer ter revisto para baixo suas expectativas de resultado para o primeiro trimestre, alegando forte queda na demanda por PCs. Segundo o The Wall Street Journal, a companhia informou na semana passada que sua receita para o período cairá 10% por conta da retração no consumo nos Estados Unidos e na Europa.
Já o Financial Times afirma que Gianfranco "não conseguiu entender o impacto dos tablet PCs no mercado de computadores", o que levou a Acer a apresentar trimestres seguidos de resultado decepcionante. O jornal britânico aponta que a companhia taiwanesa, segunda no mundo em volume de vendas, vinha batendo a receita com PCs de gigantes como HP e Dell por conta da enorme procura por seus produtos. No entanto, com o baixo crescimento da economia mundial, principalmente nos EUA e Europa, esse quadro mudou, e Lanci não soube acompanhar os movimentos do mercado.
No comunicado da Acer, Wang, o CEO interino, corrobora as visões que circulam na imprensa. Ele afirma que esta é "uma nova indústria de TICs e a companhia precisa de um tempo para ajustes". Segundo o executivo, o mercado de computadores para o consumidor final continuará como o foco principal da Acer, mas agora a companhia se prepara para entrar no mercado de mobilidade, com novos modelos de tablet-PCs.
A Acer afirmou que ainda não há nomes para substituir Lanci, mas os próprios executivos da empresa já se candidataram para a vaga e um novo presidente deve ser anunciado em breve. Enquanto isso, a companhia será conduzida coletivamente pelos presidentes das operações mundiais, liderados por Wang.
- Demissão