Executivo-chefe da Acer deixa a empresa

0

A fabricante taiwanesa de computadores Acer anunciou a saída de seu executivo-chefe (CEO) Gianfranco Lanci. A demissão do executivo terá efeito imediato e o presidente do conselho de administração, J.T. Wang, assume o cargo interinamente.
Em comunicado, a empresa disse que Lanci decidiu se demitir por "ter visões diferentes da maioria dos membros do conselho de administração e não conseguiram chegar a um consenso depois de meses de diálogo". A Acer afirma que os principais pontos de atrito eram a discordância em relação ao conselho quanto aos "diferentes níveis de importância de escala, crescimento, criação de valor do cliente, posicionamento de marca, além de alocação de recursos e métodos de implantação".
A imprensa internacional, no entanto, aponta que a saída de Lanci vem depois de a Acer ter revisto para baixo suas expectativas de resultado para o primeiro trimestre, alegando forte queda na demanda por PCs. Segundo o The Wall Street Journal, a companhia informou na semana passada que sua receita para o período cairá 10% por conta da retração no consumo nos Estados Unidos e na Europa.
Já o Financial Times afirma que Gianfranco "não conseguiu entender o impacto dos tablet PCs no mercado de computadores", o que levou a Acer a apresentar trimestres seguidos de resultado decepcionante. O jornal britânico aponta que a companhia taiwanesa, segunda no mundo em volume de vendas, vinha batendo a receita com PCs de gigantes como HP e Dell por conta da enorme procura por seus produtos. No entanto, com o baixo crescimento da economia mundial, principalmente nos EUA e Europa, esse quadro mudou, e Lanci não soube acompanhar os movimentos do mercado.
No comunicado da Acer, Wang, o CEO interino, corrobora as visões que circulam na imprensa. Ele afirma que esta é "uma nova indústria de TICs e a companhia precisa de um tempo para ajustes". Segundo o executivo, o mercado de computadores para o consumidor final continuará como o foco principal da Acer, mas agora a companhia se prepara para entrar no mercado de mobilidade, com novos modelos de tablet-PCs.
A Acer afirmou que ainda não há nomes para substituir Lanci, mas os próprios executivos da empresa já se candidataram para a vaga e um novo presidente deve ser anunciado em breve. Enquanto isso, a companhia será conduzida coletivamente pelos presidentes das operações mundiais, liderados por Wang.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.