Simulação computacional alavanca a agricultura de precisão

0

A tecnologia tem sido o alicerce para otimizar as fazendas automatizadas, autônomas e conectadas. O conjunto de soluções que aumentam a eficácia e a sustentabilidade das produções agrícolas formam o conceito de agricultura de precisão. A ESSS, multinacional brasileira focada em simulação computacional, é um exemplo de desenvolvimento de soluções para o setor dentro e fora do Brasil. A simulação tem ajudado equipamentos autônomos na capacidade de seguir rotas predefinidas para plantio e colheita, tudo isso com possibilidade de trabalho ininterrupto.

A agricultura de precisão está colaborando no processo de análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo nas principais culturas agrícolas, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Alguns exemplos são as plantações de milho, soja, café, cana, feijão e pastagens. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) estima que a produção de alimentos deve crescer em torno de 70% para atender a demanda de uma população de 9,8 bilhões no ano de 2050.

Drones sobrevoam os campos e avaliam a saúde das culturas e as condições do solo. Sensores de solo monitoram a quantidade de água e nutrientes no solo, ativando a irrigação e aplicações de fertilizantes. O segmento de robótica agrícola cresce de forma rápida, enquanto plataformas virtuais coletam dados das plantações. Dados armazenados e processados em nuvem cruzam informações de produtividade, consumo de insumos, histórico de temperatura e níveis de chuva para efetuar recomendações ao agricultor em tempo real. Todo esse contexto de equipamentos interconectados e coexistentes necessita de um bom funcionamento individual. Cada peça desse sistema complexo deve apresentar capacidade de execução plena e precisa.

Esta demanda acerca do agronegócio exige o avanço na pesquisa de novas sementes, fertilizantes e equipamentos. Assim, quanto maior o número de dados coletados, maior a assertividade nas tomadas de decisão que ocorrem no sistema produtivo. O resultado impacta diretamente o produtor, que tem a possibilidade de melhorar a gestão de sua propriedade, além de aumentar a sustentabilidade da lavoura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.