Gil Torquato assume presidência da Abranet

0

A Abranet – Associação Brasileira de Internet – anuncia o nome de Gil Torquato, chairman of AIR Group – A I Revolution (pertencente ao grupo UOL), para a presidência da entidade a partir de 1º de abril de 2025, Jesaias Arruda segue como vice. Carol Conway, passará a presidir o Conselho da associação, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento institucional e de mercado do setor de internet no Brasil, que agrega fintechs, conectividade, inteligência artificial e edutechs, dentre outros

Com trajetória reconhecida no ecossistema digital brasileiro, Gil Torquato tem um longo histórico de contribuição à Abranet. "Eu já fui vice-presidente executivo da Abranet, em uma época no passado, e participo da associação desde o início, desde a fundação", lembra. Para ele, a entidade tem acompanhado – e impulsionado – a evolução do setor: "O mercado evoluiu muito, e a associação também evoluiu junto, ajudando o mercado a se transformar".

Ao assumir esse novo ciclo, Gil destaca que o principal desafio é acompanhar as mudanças profundas trazidas pela transformação digital. "Vivemos um momento em que a tecnologia virou, até certo ponto, uma ameaça para os empregos – um dilema que sempre discutimos. Mas, na minha opinião, é justamente o contrário. A tecnologia vai contribuir para surgirem novas oportunidades, talvez até mais qualificadas e melhor remuneradas."

Para Gil, a Abranet deve ter um papel ativo no debate público: "A associação precisa estar em paralelo acompanhando essas evoluções, promovendo debates internos e, principalmente, discutindo como a regulação pode contribuir para o avanço – e não travar a evolução". Ele reconhece os desafios relacionados a temas sensíveis, como o uso de dados e a manipulação de informações, mas reforça: "Temos que pensar em como fazer com que a tecnologia contribua para uma sociedade melhor".

"Estou honrado em poder assumir a Abranet nesse momento, e ao mesmo tempo preocupado – no bom sentido – com como a gente pode acompanhar essas evoluções tecnológicas. Esse é o principal desafio que temos pela frente", conclui.

A mudança marca o início de uma nova fase da Abranet, com foco no fortalecimento institucional, no incentivo à inovação e na construção de um ambiente regulatório equilibrado e favorável ao avanço tecnológico no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.