Visando se preparar para o crescimento que vem sendo registrado ao longo dos últimos anos, o que inclui maior participação no mercado nacional e internacional e a expansão da operação para fornecer novos componentes, a RNA (Rassini-NHK Autopeças), uma das maiores fabricantes de molas originais da América Latina, está implantando uma solução da SAP específica para o setor de autopeças.
Lançada pelo Grupo Procwork, consultoria e integradora de soluções de TI e parceira da SAP no Brasil, a vertical autopeças é uma das soluções industriais pré-configuradas da estratégia de negócios mySAP All-In-One, tecnologia voltada para médias empresas.
A RNA diz ter optado pela solução da SAP pela segurança em relação ao futuro da companhia, já que recentemente o cenário de fusões e aquisições entre players de ERP trouxeram incertezas em relação à adoção de softwares de gestão. "A empresa, que já tem a cultura do ERP através do uso do sistema de gestão empresarial desenvolvido com banco de dados e linguagem ZIM, pretende com a nova tecnologia gerenciar o negócio com dados reais para a tomada de decisão, o que inclui confiabilidade e integridade das informações, além da padronização do processo" comenta Takehiro Yamamushi, gerente de informática da RNA.
Outro fator relevante para a indústria é a integração entre os setores que a nova solução promoverá, melhorando a troca de informações entre os departamentos. Para o presidente da RNA, Sergio Mendlowicz, a partir de um template com as melhores práticas do mercado, o objetivo da empresa é alcançar ao fim desse projeto um planejamento operacional transparente para acompanhar o crescimento da empresa.
Há 50 anos no Brasil, a RNA atende a todas as montadoras, além do mercado de aftermarket ? peças de reposição com as marcas Fabrini e NHK. A empresa, que nasceu da fusão entre duas grandes indústrias do setor, presentes no Japão através da NHK e no México com a Rassini, mantém duas plantas no Brasil, uma em São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, e outra no Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, somando 35 mil metros quadrados de área construída e uma área total de 51 mil metros quadrados.
Para Marcelo Thiemann, diretor da Procwork Dealer, unidade de negócios do grupo responsável pela comercialização das soluções SAP, o contrato com a RNA celebra o primeiro case no Brasil da solução mySap All-In-One para o setor, lançada recentemente pela Procwork e que reproduz diferentes modelos de processos de negócios típicos da indústria de autopeças, tais como planejamento, compras, fabricação, vendas, logística, gestão financeira, controle de custos, gestão de qualidade e ativos.