A Qualcomm anunciou sua solução UBM (Universal Broadcast Modem) com suporte para os três padrões de transmissão de TV móvel mundiais em um único chip: a tecnologia FLO, que faz parte do sistema MediaFLO, DVB-H (Digital Video Broadcasting-Handheld) e ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting-Terrestrial).
O objetivo da empresa é oferecer uma plataforma comum para os fabricantes de telefones celulares poderem usá-la com diversões padrões.
?A TV móvel em celulares está ganhando força na indústria sem fio, embora as operadoras continuem aperfeiçoando os diversos padrões disponíveis?, afirma Mike Concannon, vice-presidente de produtos estratégicos da Qualcomm. ?Com a solução UBM os telefones celulares poderão receber conteúdo em tempo real, independentemente da tecnologia de transmissão escolhida pelas operadoras.?
O UBM foi projetado para ser utilizado junto com chipsets de banda base MSMTM (Mobile Station Modem) da própria Qualcomm, mas também pode ser usado com outros produtos. Segundo a empresa, ele aproveita a capacidade de processamento das plataformas multimídia e de convergência, eliminando a necessidade de processadores dedicados de aplicativos adicionais para a obtenção de dispositivos mais eficientes com fatores de forma menores.
Projetada para ser compatível com dispositivos CDMA2000 e WCDMA/UMTS, a solução UBM tem previsão de amostra para o primeiro trimestre de 2007.