A Serasa anunciou que acaba de obter a certificação CMMI nível 2 dos seus processos de desenvolvimento e manutenção de software. A avaliação foi conduzida pela ISD Brasil, empresa homologada pelo Software Engineering Institute (SEI), da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh (EUA), que criou o modelo de maturidade.
O CMMI é um modelo de melhores práticas reconhecido internacionalmente, que permite avaliar a maturidade dos processos de desenvolvimento de software.
Para a análise, a ISD Brasil selecionou, do portfólio de projetos da Serasa, versões de sistemas das seguintes soluções: Autorizador Web, Gestor de Crédito, Gestor de Cobrança e ACHEI-Recheque.
?Estamos muito satisfeitos porque essa avaliação oficial CMMI nível 2 é a comprovação da alta qualidade e confiabilidade de nossos sistemas, e também de nossa maturidade nesses processos, ainda mais porque a obtivemos em 12 meses, quando o tempo médio são 22 meses. Nossa meta agora é a obtenção do nível 5?, afirma o diretor de Desenvolvimento de Telemática da Serasa, João Gonçalves Netto.
Em 2005, os recursos tecnológicos da Serasa possibilitaram o atendimento a mais de 3,5 milhões de consultas por dia, fornecidas direta ou indiretamente a mais de 300 mil empresas e instituições em todo o país. Para este ano, a empresa planeja revisar a arquitetura de sistemas de TI e aprimorar o modelo de governança nessa área, além de promover a implementação da biblioteca ITIL de melhores práticas de gerenciamento de serviços e infra-estrutura de TI.