Software permite conserto on-line de carros da Audi

0

As 28 concessionárias Audi de todo Brasil já contam com um serviço de reparo de veículos inédito. Trata-se do programa de telediagnóstico, que permite que os técnicos da matriz da empresa, em São Paulo, acompanhem, on-line e a distância, o reparo dos sistemas eletrônicos de comando dos automóveis nas oficinas de suas revendedoras em qualquer lugar do país.

Quando um automóvel da marca é levado a uma oficina Audi para reparo, é feito inicialmente um check-up eletrônico para avaliação dos componentes. O diagnóstico é coletado por um equipamento chamado VAS 5051, que chega a analisar até 70 unidades eletrônicas de comando e suas centenas de sensores de maneira rápida e precisa, segundo a empresa. Para isso, basta conectar o aparelho de diagnóstico ao veículo e a uma rede web. Todos os modelos Audi, mesmo os mais antigos, podem ser checados por esse equipamento, que recebe atualizações a cada um ou dois meses da fábrica da Audi AG, na Alemanha, para incorporar as novidades acrescentadas aos novos modelos.

O serviço de telediagnóstico entra em ação quando os mecânicos da concessionária encontram algum tipo de problema eletrônico mais complicado e crítico no veículo. Nessa hora é acionado o sistema de comunicação, que conecta on-line o computador da concessionária à central de auxílio técnico da Audi, instalada na sede da empresa, em São Paulo.

As dúvidas dos mecânicos são resolvidas na hora e os técnicos especialistas na matriz orientam o reparo do problema, dando ajuda e informação. A nova tecnologia permite inclusive, segundo a empresa, que os técnicos da sede vejam na tela do computador a mesma imagem que os mecânicos da concessionária estão vendo na tela do aparelho de diagnóstico, e manipulem esse equipamento a partir de seus computadores fixos. "Ganhamos em produtividade e rapidez na resolução dos defeitos", diz Norberto Kroeger, responsável pela área de suporte técnico da Audi Brasil.

O serviço está instalado há dois meses e já foi aproveitado na solução de problemas de aproximadamente 30 veículos em concessionárias do país. "Com o suporte técnico do telediagnóstico, os casos são 100% resolvidos", afirma Kroeger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.