As 28 concessionárias Audi de todo Brasil já contam com um serviço de reparo de veículos inédito. Trata-se do programa de telediagnóstico, que permite que os técnicos da matriz da empresa, em São Paulo, acompanhem, on-line e a distância, o reparo dos sistemas eletrônicos de comando dos automóveis nas oficinas de suas revendedoras em qualquer lugar do país.
Quando um automóvel da marca é levado a uma oficina Audi para reparo, é feito inicialmente um check-up eletrônico para avaliação dos componentes. O diagnóstico é coletado por um equipamento chamado VAS 5051, que chega a analisar até 70 unidades eletrônicas de comando e suas centenas de sensores de maneira rápida e precisa, segundo a empresa. Para isso, basta conectar o aparelho de diagnóstico ao veículo e a uma rede web. Todos os modelos Audi, mesmo os mais antigos, podem ser checados por esse equipamento, que recebe atualizações a cada um ou dois meses da fábrica da Audi AG, na Alemanha, para incorporar as novidades acrescentadas aos novos modelos.
O serviço de telediagnóstico entra em ação quando os mecânicos da concessionária encontram algum tipo de problema eletrônico mais complicado e crítico no veículo. Nessa hora é acionado o sistema de comunicação, que conecta on-line o computador da concessionária à central de auxílio técnico da Audi, instalada na sede da empresa, em São Paulo.
As dúvidas dos mecânicos são resolvidas na hora e os técnicos especialistas na matriz orientam o reparo do problema, dando ajuda e informação. A nova tecnologia permite inclusive, segundo a empresa, que os técnicos da sede vejam na tela do computador a mesma imagem que os mecânicos da concessionária estão vendo na tela do aparelho de diagnóstico, e manipulem esse equipamento a partir de seus computadores fixos. "Ganhamos em produtividade e rapidez na resolução dos defeitos", diz Norberto Kroeger, responsável pela área de suporte técnico da Audi Brasil.
O serviço está instalado há dois meses e já foi aproveitado na solução de problemas de aproximadamente 30 veículos em concessionárias do país. "Com o suporte técnico do telediagnóstico, os casos são 100% resolvidos", afirma Kroeger.