O mercado latino-americano de banda larga tem obtido altas taxas de crescimento graças aos esforços das empresas do setor em atrair novos clientes e incentivar a migração dos serviços de linha discada para esta tecnologia. Em 2006, o total de acessos atingiu 12,5 milhões, sendo esperados 28,5 milhões em 2012, segundo pesquisa da Frost & Sullivan, empresa de consultoria e inteligência de mercado.
De acordo com o estudo, com o acirramento da competição no mercado, operadoras de telefonia e de TV a cabo estão constantemente desenvolvendo estratégias para expandir suas bases de assinantes. A introdução de novas tecnologias como triple play (telefone, internet banda larga e TV paga, em um único pacote) e WiMax (internet rápida sem fio) também é apontada como um passo importante nesse sentido. "Os novos planos que incluem essas ferramentas estimulam o crescimento do mercado ao atrair novos clientes para o acesso em banda larga, por cabo ou ADSL", explica Jose Ignacio Crujeiras, analista de pesquisa da Frost & Sullivan.
No entanto, segundo ele, os serviços de banda larga sofrerão um revés caso continuem caros em alguns países e se os provedores de internet cobrarem taxas extras em certas regiões. "A maioria dos assinantes ainda está indecisa quanto a adquirir esta solução, desanimados não apenas pelo alto custo, mas também pelos benefícios que diferentes serviços como voz e vídeo representam", observa Crujeiras.
Aplicações mais baratas e personalizadas capacitarão as operadoras para aumentar o número de assinantes corporativos e residenciais, aponta o analista. Nesse cenário, serviços de triple play podem realmente se tornar uma opção em potencial. "Para superar os desafios, é crucial que as operadoras e provedoras de internet firmem parcerias e façam aquisições. Dessa forma, elas podem oferecer os três principais serviços, que são voz, vídeo e dados em um único pacote", sugere Crujeiras. "Só uma oferta completa permitirá uma maior competição e trará novos assinantes", conclui.