O grupo Siemens Enterprise Communications (grupo SEN) – formado a partir da joint venture entre Siemens AG e The Gores Group, em 2008 – colocou R$ 1 milhão a mais no orçamento de investimentos neste ano para a instalação de um centro de soluções no Brasil. A nova unidade, batizada de Customer Briefing Center (CBC), foi inaugurada nesta terça-feira, 1º, e abriga também o Network Operation Center (NOC), destinado a gestão e monitoramento de redes, servidores e aplicações de clientes, no qual já foram investidos R$ 5 milhões.
O objetivo da Siemens Enterprise Communications e da Enterasys Networks com o CBC é mostrar na prática como as companhias podem reduzir custos com telecomunicações, utilizando aplicações de comunicações unificadas em rede IP. Projetado com três espaços (Veja, Experimente e Conheça), o centro faz simulações das soluções para escritório do presente, mostrando ferramentas de comunicação que integram serviços de voz, vídeo, dados em ambiente colaborativo para permitir que equipes internas e externas tenham na sua mesa ou em qualquer lugar ferramentas que precisa para trabalhar.
Um dos destaques do CBC é o OpenScape UC Server 2010, lançado neste ano e que é classificado pela empresa como a próxima geração em comunicações unificadas. "A solução representa a nova geração de ferramentas baseadas em software para comunicação empresarial, incluindo voz, colaboração, contact center, vídeo, e mobilidade. O OpenScape UC Server 2010 é a evolução do portfólio Open Communications do Grupo SEN, todo baseado em uma estratégia de padrões abertos, que possibilita a integração com redes sociais", explica João Fábio de Valentim, vice-presidente de Serviços e Soluções do Grupo SEN.
Segundo Humberto Cagno, vice-presidente executivo da SEN, o OpenScape é resultado do crescimento da operação da joint venture formada em 2008, para oferecer ao mercado soluções completas baseadas em IP. A SEN uniu produtos de telecomunicações da Siemens Enterprise com os dispositivos de redes da Enterasys. Ele observa que está crescendo a adesão das soluções de comunicação unificadas dentro das empresas pela redução de custos que essa tecnologia traz para os negócios. "O novo software vem com forte apelo de serviço. O produto poderá ser adquirido pelo modelo de software como serviço (SaaS)."
Outra novidade, segundo Valentin, é integração com redes sociais, como Twitter e Facebook, com segurança. "O OpenScape permite que os funcionários do escritório reúnam numa mesma aplicação todos os serviços de comunicação, como e-mail, videoconferência, telefonia (fixa e móvel), mensagem instantânea, Twitter e outras ferramentas colaborativas. A plataforma funciona em redes IP e pode ser acessada pelo PC ou dispositivos móveis." Ele explica que os usuários passam a ter um único número de contato, podendo ser localizado onde quer que esteja, seja no telefone fixo ou celular. Segundo o executivo, além de reduzir custos com telecomunicações, as pessoas ganham mais produtividade, pois o sistema se encarrega de organizar a comunicação, retornando ligações e agendado as reuniões. Outra vantagem, é que a ferramenta mostra sempre onde todos estão, pois cada um define onde está trabalhando, colocando seu status na aplicação, como acontece com o Messenger em que as pessoas escolhem como querem ser visualizadas.
O OpenScape funciona integrado com outros aplicativos corporativos como sistemas de gestão empresarial (ERP) e relacionamento com o cliente (CRM). Pelo modelo de licença, a solução custa entre R$ 100 e R$ 400 por usuário, dependendo de suas necessidades. No modelo cloud computing a mensalidade por usuário gira entre R$ 30 e R$ 50.
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