O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2011 com 277,4 milhões de acessos de serviços de telecomunicações (telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e móvel e TV por assinatura), crescimento de 15,5% em relação a março do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que nos primeiros três meses do ano contabilizou 8,9 milhões de novos acessos desses serviços, praticamente 100 mil novos clientes por dia.
Serviços móveis
No cômputo anual, o destaque mais uma vez foi a banda larga móvel, que evoluiu 77%, passando de 13,8 milhões em março de 2010 para 24,4 milhões em março deste ano. A Telebrasil inclui neste cálculo os modems de acesso à internet e os celulares de terceira geração (3G), mesmo que não tenham planos de dados contratados. A telefonia móvel saltou de 179,1 milhões de aparelhos em março do ano passado para 210,5 milhões no fim do primeiro trimestre de 2011, crescimento de 17,5%. Ou seja, em doze meses adição de 31,4 milhões novos clientes.
Serviços fixos
A banda larga fixa, por sua vez, apresentou uma ampliação de 20,5% no período, subindo de 11,7 milhões para 14 milhões. Ao todo, somadas as conexões fixas e móveis, a banda larga fechou o primeiro trimestre com 38,4 milhões de acessos. Considerando o mês de abril, ultrapassou os 40,9 milhões, com 6,6 milhões de novos acessos ao longo dos quatro primeiros meses do ano.
TV por assinatura
O setor de TV por assinatura registrou índice de crescimento de 31,6% ao longo de doze 12 meses. O total de clientes dos serviços de televisão paga passou de 7,9 milhões em março do ano passado para 10,4 milhões em março deste ano.
Escolas
A Telebrasil divulgou também os resultados do projeto Banda Larga nas Escolas, que leva Internet gratuita a escolas públicas urbanas de ensino médio e fundamental. De acordo com a associação, em março de 2010 cerca de 54,4 mil escolas contavam com banda larga e no fim do primeiro trimestre de 2011 esse número saltou para 58,8 mil. Ao todo, são 35.795 escolas municipais, 22.396 estaduais e 573 federais. Para o fim de 2011, a meta é conectar 62,7 mil escolas.
- Mercado