Renault do Brasil publica Relatório de Sustentabilidade 2022

0

A Renault do Brasil publica a 13ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade, elaborado de acordo com as Normas GRI (Global Reporting Initiative), o documento 100% on-line e interativo traz informações sobre o desempenho da empresa nos aspectos ESG, que abrangem os tópicos ambientais, sociais e de governança corporativa.

A estratégia de sustentabilidade da marca estabelece um roadmap operacional, para contribuir na transformação da empresa ao acelerar a transição ecológica, fortalecer a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho, atuando em favor da inclusão social. 

Como parte fundamental e integrante do negócio, em 2022 a Renault do Brasil criou o Comitê Estratégico de Sustentabilidade, que conta com representantes de todos os departamentos da companhia, em reuniões bimestrais. O comitê liderado pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, é dedicado à estratégia, implementação e monitoramento de ações que visam reduzir os impactos que contribuem para as mudanças climáticas assim como definir os investimentos voltados aos impactos na sociedade.

No pilar meio ambiente dentre as diversas ações realizadas, destacam-se as iniciativas de eficiência energética no Complexo Industrial Ayrton Senna, que geraram a redução no consumo de -12% de energia elétrica por motor produzido, e -11% de energia elétrica por veículo comercial leve produzido em 2022, versus 2021.  No 6º ano consecutivo como aterro zero, mais de 47 mil toneladas de resíduos foram reinseridas no processo produtivo, e em 2022, o Armazém de Peças da marca, localizado em Quatro Barras, no Paraná, também foi homologado como aterro zero, demonstrando o compromisso da Renault do Brasil com a redução do impacto ambiental. Estes são alguns exemplos de iniciativas que levaram à Renault a conquistar o Selo Clima Paraná, reconhecimento emitido pelo Governo do Estado do Paraná para as empresas que adotam medidas para reduzir a sua pegada de carbono com o objetivo de combater as mudanças climáticas.

Para ampliar o acesso à mobilidade sem emissões, a marca lançou o Renault Kwid 100% elétrico, complementando a gama de veículos 100% elétricos à venda no Brasil. Somando todos os modelos, já são mais de 1700 veículos 100% elétricos Renault em circulação no país.

No aspecto social, as ações desenvolvidas pelo Instituto Renault beneficiaram mais de 29 mil pessoas em 2022. No eixo Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação, da geração de renda e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações de vidas, focando prioritariamente nas famílias moradoras do bairro Borda do Campo, localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna. Neste sentido, o programa Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso gratuito de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais. Juntos, os programas Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante já formaram 318 pessoas em situação de vulnerabilidade social desde 2019.

Dando continuidade às ações da agenda de diversidade e inclusão, a marca lançou a Cartilha Renault de Diversidade e Inclusão para colaboradores e rede de concessionários, contendo dicas práticas para promover a inclusão no dia a dia no ambiente de trabalho e com os clientes.

O prêmio ESG Renault, que estimula a implementação da gestão dos aspectos ESG em toda a rede de concessionárias Renault, registrou um aumento de participação de +57% em sua segunda edição, com mais de 1.100 ações implementadas em todo o Brasil, ampliando o alcance dos impactos positivos gerados pela marca.

"Nós temos um compromisso e responsabilidade na transformação de uma sociedade mais justa, com equidade para todos, respeitando os direitos humanos, o meio ambiente e que seja mais sustentável. Sabemos que ainda há muito por fazer, mas estamos construindo estes caminhos com bases sólidas e de forma colaborativa, integrando toda a nossa cadeia de valor para impulsionar este desenvolvimento, e os resultados nos mostram que estamos no bom caminho", afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

No eixo governança o Relatório destaca a atualização do Código de Ética, realizada em todas as unidades do Renault Group no mundo. O Relatório de Sustentabilidade traz ainda os temas materiais e práticas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, os princípios orientadores do Pacto Global e do World Economic Forum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.