Os executivos brasileiros José Duarte e Rodolpho Cardenuto acabam de assumir cargos de direção na SAP. Duarte foi nomeado presidente e CEO das operações da companhia na Europa, Oriente Médio e África (região chamada de EMEA), e Cardenuto foi indicado para presidente e CEO da SAP América Latina.
Duarte assume nos lugares de Erwin Gunst, até então presidente da SAP EMEA, e Bill McDermott, presidente e CEO das Américas, Ásia-Pacífico e Japão. Os dois passam a fazer parte do conselho executivo da SAP AG.
Como presidente e CEO para EMEA, Duarte terá como foco principal a busca de crescimento contínuo na região, com base no sucesso de seu predecessor Gunst. Com mais de 15 anos de experiência no cargo, o executivo era, desde abril, vice-presidente executivo de grandes empresas para SAP EMEA. E antes disso ocupou o cargo de presidente na SAP América Latina.
Iniciando a carreira na SAP Portugal, Duarte foi nomeado em 2003 diretor regional da EMEA Sudoeste, que incluía operações na Espanha, Portugal, França, Itália, Grécia, Oriente Médio e Israel. Durante sua gestão, a SAP obteve na América Latina aumentos em receitas com software em mais de 36% e novos clientes em 80%, somente em 2007.
Cardenuto, que entrou na SAP vindo da HP, onde era diretor de vendas industriais e alianças para a América Latina e Caribe, substitui Rob Enslin, diretor operacional da SAP Americas, que foi designado para gerenciar interinamente a América Latina, após a transferência de José Duarte para EMEA.