A Brasil Telecom iniciou a implantação de 350 Telefones Comunitários Móveis (TCM) na frota de ônibus de Porto Alegre, que funcionarão com o mesmo cartão telefônico dos orelhões de rua. O projeto foi desenvolvido e patenteado pela PV Inova, empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC do Rio de Janeiro, e passou por um ano de testes nos ônibus da companhia Carris de Porto Alegre.
Os aparelhos, que também foram testados em algumas linhas de ônibus cariocas, deverão ser implementados, brevemente, em outras regiões do país. ?O sistema TéloTrack garante a comodidade de ter um telefone público dentro do ônibus. Ele pode ser usado com o mesmo cartão telefônico do orelhão de rua, além de ter ligação mais barata que a de um celular pré-pago, garantindo, assim, mais conforto aos que passam muito tempo em veículos coletivos?, destaca Carlos Watanabe, diretor adjunto de desenvolvimento de negócios e
videocomunicação.
O aparelho opera com tecnologia GSM, assim como a de um celular, embora se assemelhe em funcionalidade a um orelhão. Mas, segundo a empresa, os benefícios do aparelho vão além dos serviços de voz, que ficarão à disposição dos passageiros. Equipado com um GPS (sistema de localização via satélite), o TéloTrack abre possibilidades relacionadas à segurança e ao aprimoramento dos serviços prestados por companhias de ônibus urbanos e interestaduais.