O Brasil ocupa a 42ª posição no ranking que mede a capacidade de 70 países de absorverem novas tecnologias de informação e usá-las a favor do desenvolvimento econômico e social, segundo estudo realizado pela divisão de consultoria da IBM e a Economist Intelligence Unit, unidade de consultoria da revista inglesa The Economist.
O relatório ressalta que o Brasil tem como diferencial ter hoje um dos melhores cenários macroeconômicos e de oportunidades de negócios do mundo, pouco alterado diante da turbulência gerada pela crise financeira mundial.
De acordo com o estudo, essa situação é sustentada pelo fato de o Brasil ser um dos países com maior índice de empreendedorismo entre os pesquisados, mesmo sofrendo com problemas relacionados a deficiências na infraestrutura e baixa adoção do comércio eletrônico pelos consumidores e empresas de um modo geral.
"Apesar de o Brasil vir crescendo consistentemente nesse ranking desde 2005, a conectividade e a infraestrutura de TI ainda são um desafio no país. A baixa adesão à internet de banda larga – devido especialmente a sua pouca disponibilidade e alto custo – é um obstáculo considerável ao crescimento do comércio eletrônico brasileiro", explicou Ricardo Gomez, diretor de consultoria da IBM Brasil.
Dentre os países latino-americanos, o Brasil aparece no ranking abaixo do Chile (30º lugar na lista mundial) e do México (40º). Já entre os países que compõem o chamado Bric (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil ocupa a liderança, apresentando o melhor ambiente geral para o crescimento do e-commerce.
A Dinamarca é a líder global com maior presença da economia on-line e o uso de serviços públicos via internet. Os Estados Unidos, por sua vez, que em 2008 ocupava a primeira posição, passou para a quinta colocação neste ano.
A pesquisa, elaborada desde 2000, é baseada em mais de cem diferentes critérios agrupados em seis categorias: conectividade e infraestrutura de tecnologia; política e visão governamental; adoção dos consumidores e empresas às novas tecnologias e ambiente de negócios, cultural e social e legal.
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