O mercado de plataformas sociais, sistemas que permitem às empresas construírem suas próprias redes sociais, registrou forte desempenho no ano passado e obteve receita de US$ 369,7 milhões, o que representa um crescimento de 55,9% na comparação com 2008, segundo dados da IDC divulgados nesta quinta-feira, 1º.
Os três maiores fornecedores de plataformas sociais, IBM, Communiscpace e Telligent, responderam por 29% da receita total do mercado mundial no ano passado.
De acordo com a consultoria, o sucesso e a predominância dos serviços de redes sociais como o Facebook, Twitter e LinkedIn abriram espaço para os desenvolvedores independentes de software (ISVs) criarem soluções que levam a experiência da web social para dentro das empresas.
A pesquisa revela que a grande dinâmica e evolução das plataformas sociais é essencial para impulsionar o mercado global de aplicações colaborativas. Segundo a IDC, essas tecnologias sociais estão ajudando a construir uma ponte sobre um fosso existente entre as experiências do consumidor e os aplicativos de negócios, que não pode mais ser ignorada.
- Pesquisa