A estratégia da Apple e da Microsoft de unirem esforços para criar um consórcio com o propósito superar o Google na disputa por patentes de mobilidade da fabricante canadense Nortel foi bem-sucedida. O grupo saiu vitorioso no leilão com uma proposta de US$ 4,5 bilhões. RIM, Sony, Ericsson e EMC também fazem parte do consórcio.
O Google havia feito uma oferta inicial no valor de US$ 900 milhões. A concorrência engloba 6 mil patentes de tecnologias wireless, LTE (long term evolution), rede de dados, voz, ótica, internet, semicondutores, entre outras. O extenso portfólio abrange quase todos os aspectos do segmento de telecomunicações, além de outros mercados, como de buscas pela web e redes sociais.
O negócio ainda depende de aprovação da Justiça dos Estados Unidos e do Canadá. A decisão sairá em uma audiência conjunta que acontecerá dia 11 deste mês. A previsão da Nortel é que a venda seja concluída no terceiro trimestre deste ano.
O que chama a atenção é a presença da EMC no consóricio, já que é fornecedora de sistemas de armazenamento, ao contrário dos demais participantes do grupo que atuam no segmento de mobilidade.
- Negócios