A Aoki Sistemas, desenvolvimento de soluções para gestão empresarial, começa a colocar em prática a mudança estratégica que voltará o segmento da companhia para a atuação como prestadora de serviços de software. Depois de mais de 20 anos no mercado atendendo pequenas e médias empresas, o novo plano prevê por meio de parcerias com grandes empresas de CRM e ERP elevar em 350% o faturamento até 2015 e chegar a R$ 12 milhões, quando a inversão de foco for completa.
“Estamos acompanhando uma nova tendência no setor. O software, aos poucos, deixará de ser vendido como licença e passará a ser vendido como serviço, como já vem acontecendo em soluções SAP, Microsoft, Sugar, assim como os da própria Aoki”, explica o presidente da companhia, Osvaldo Luis Aoki. Por enquanto, há acordos com a SAP (EBM para Business One), SugarCRM e MasterSAF fechados, mas novas alianças devem ser anunciadas até o fim do ano. A previsão é que o segmento de serviços responda por 80% das operações em três anos.
Segundo o executivo, a entrada de rivais de grande porte no mercado de PMEs reforça o movimento de manter apenas poucos e grandes fornecedores para essas companhias. Com isso, as menores fornecedoras de TI ficarão restritas a mercados mais verticalizados. “Resumindo, estamos justamente olhando para o leque de serviços que as mudanças tecnológicas vão gerar nos próximos anos”, diz.
Até lá, a Aoki investirá 40% no plano para direcionar a corporação ao novo modelo de negócio. Em curto prazo, o objetivo é crescer a mesma porcentagem até dezembro, nos primeiros passos como prestadora de serviços. Mesmo assim, a companhia continuará a desenvolver e lançar produtos proprietários, com ao menos um lançamento agendado e atualizações programadas dos produtos atuais.