A fabricante chinesa de PCs Lenovo anunciou nesta terça-feira, 31, uma parceria estratégica com a EMC, fabricante de software e equipamentos para armazenamento de dados. Segundo a companhia, a aliança é uma oportunidade para expandir sua atuação na China e melhorar sua posição no mercado de servidores e armazenamento.
O acordo prevê três prioridades. Em primeiro lugar, a Lenovo vai fabricar e revender produtos de rede de armazenamento da EMC para clientes na China, e eventualmente em outros mercados. Também faz parte da parceria a elaboração de um programa de desenvolvimento destinado a melhorar os servidores de tecnologia x86 da Lenovo, a qual também será incorporada em determinados sistemas de armazenamento da EMC ao longo do tempo.
Por fim, as companhias pretendem estabelecer uma joint venture para a venda de sistemas NAS (Network Attached Storage) para pequenas e médias empresas, controlada pela Lenovo. A operação, que deve ser concluída até o fim deste ano, vai aproveitar alguns recursos da Iomega, empresa adquirida pela EMC há quatro anos por US$ 200 milhões.