Órgão francês solicita análise de dados coletados e mantidos pelo Google

0

Autoridades da Comissão Nacional sobre Informática e Liberdades (CNIL, na sigla em francês), órgão responsável por garantir a privacidade e as liberdades individuais no mundo digital, pediram dados ao Google na terça-feira, 31, para analisar os dados coletados em sigilo pelo gigante de buscas no acessos à internet sem fio. A empresa assumiu o armazenamento de informações sem autorização durante o mapeamento das ruas para o projeto Street View, apesar da promessa de que iria excluí-las.

Segundo informa o The New York Times, a polêmica ganha força poucos dias depois de a agência Information Commissioner's Office (ICO), do Reino Unido, ter feito a mesma solicitação. Assim como no caso do órgão britânico, as autoridades francesas solicitaram ao Google para não apagar os dados armazenados, com a finalidade de verificar a sua natureza e poder tomar uma decisão sobre a questão.

"O Google confirmou recentemente que ainda tem em seu poder uma porção de dados coletados pelos veículos do Street View. A empresa pede desculpas por este erro, e agora gostaria de apagar os dados restantes", declarou a companhia em comunicado. Segundo o Google, nunca houve intenção de coletar dados. Além disso, a norte-americana alegou que o ocorrido resultou após erros cometidos por um engenheiro que trabalhava no programa Street View.

Em março deste ano, a CNIL decidiu aplicar uma multa ao Google no valor de 100 mil euros após constatar que o site havia realizado o rastreamento e guardado informações sem o conhecimento dos usuários no serviço em questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.