O modelo em redes vem crescendo exponencialmente já há algum tempo. Com a experiência acumulada junto a este nicho, de 2013 para cá a companhia dobrou o número de clientes que atuam no modelo de redes, aumentando o volume de vendas, onde a empresa espera ampliar seu faturamento para este ano, atingindo R$14 milhões.
Segundo Fábio Túlio, diretor da Jiva, a experiência da empresa como franqueadora é um dos fatores para o bom desempenho neste setor. "O fato de também atuarmos com este modelo nos aproxima da realidade vivenciada por estas empresas, e, assim, podemos entender melhor as necessidades específicas do seu negócio, desenvolvendo produtos e serviços altamente focados". Hoje, a Jiva conta com oito franquias próprias e outras 18 operadas por terceiros.
Um dos diferenciais, segundo Túlio, é que antes de iniciar um projeto de TI, os nossos gerentes de contas buscam identificar a real demanda do possível cliente, realizando um diagnóstico sem custo e bem amplo de cada área da empresa. "Antes de vender qualquer tecnologia precisamos primeiro entender o que a empresa precisa de fato, para poder apresentar a oferta que mais condiz com sua realidade", explica.
Em sua oferta, a empresa inclui embutido o índice MahaGestão, que mensura por meio de indicadores, como está o nível de maturidade da gestão do cliente em detalhes, apontando riscos, problemas e sugerindo planos de ações visando a melhoria e evolução contínua do negócio. "O MahaGestão faz uma análise dos processos de negócio dos potenciais clientes, identificando falhas ou riscos. É partir deste diagnóstico que elaboramos nossas propostas, desenhadas para solucionar os problemas identificados".
Foi com esta abordagem que a Jiva implantou sua solução na rede Provanza, indústria de cosméticos, que em 2010 iniciou seu projeto de lojas franqueadas. Com o crescimento, a empresa percebeu que precisaria de um sistema de gestão que atendesse os requisitos de frente de loja e de processos corporativos de backoffice. Optou pela Jiva, que hoje é rapidamente implementado a cada nova loja aberta e permite que a franqueadora conte com relatórios detalhados sobre giro de mercadorias, movimentação de caixas nas lojas, despesas, pedidos etc.