Quatro décadas depois de lançar o primeiro relógio digital do mercado, a HP anuncia que vai entrar no negócio smartwatch,relógio inteligente que se conecta ao smartphones, laptops ou tablets, via bluethooth, para oferecer suas funcionalidades na telinha presa ao pulso da pessoa.
Em 1977, a HP combinou duas das mais quentes categorias personal-eletrônicos: calculadoras e relógios digitais e lançou o HP-01, o primeiro relógio-calculadora. Era um relógio de quartzo com um visor que poderia ser considerado como uma tela de LCD de grandes dimensões atual, um microprocessador de baixa potência e um teclado de 28 teclas com uma pequena caneta que podia ser armazenada no fecho pulseira.
O relógio, que foi descontinuado em 1979, agora virou relíquia para colecionadores. Muitos deles estão interessados ??em comprar o HP-01, que teve uma produção bastante limitada. Alguns agora são vendidos por US$ 1,2 mil no eBay — unidades com a documentação original e embalagem. Há até mesmo um protótipo de cromo inédito ofertado por US$ 14,5 mil.
Mas a estratégia da HP agora é outra, segundo o site Fast Company. Em vez de assumir todo do desenvolvimento de um smartwatch para competir com relógios como o da Qualcomm, Sony ou o tão aguardado iWatch, da Apple, ou outro dispositivo baseado no sistema Android Wear, desenvolvido especialmente para uso em relógios inteligentes baseados no Android, do Google, a empresa está fornecendo software para um smartwatch projetado pelo designer de moda americano Michael Bastian, que será vendido exclusivamente pela varejista online de artigos de luxo Gilt.
A entrada no mercado de smartwatches não chega a ser propriamente uma novidade para a HP que, agora sob o comando da CEO, Meg Whitman, vem concentrando sua estratégia nas categorias de produtos de consumo, tais como impressoras e dispositivos pessoais.