Os usuários do Facebook agora podem fazer compras nas farmácias pelo Messenger. O novo canal de compra online brasileiro Benie, que acaba de ser lançado, é um assistente pessoal que busca os melhores preços, faz a compra e entrega o produto no endereço indicado pelo cliente, sem cobrar nenhuma taxa pelo serviço.
Criado por sócios com larga experiência no mercado financeiro, entre eles Marcello Braga e Evandro Campos, um dos fundadores da plataforma de investimentos Monetar, incorporada à Genial Investimentos, do grupo Brasil Plural, o Benie é uma modalidade de aplicativo, chamado ChatApp, que vive dentro de outros aplicativos, no caso o Facebook. A solução é novidade no Brasil, mas no exterior companhias como Walmart e Domino's Pizza já oferecem esta facilidade.
No ar desde junho de 2018, o Benie, que funciona 24 horas, está disponível para compradores do Rio de Janeiro. Gradativamente, o serviço será disponibilizado a outras cidades. A meta é estar operando em todo o país até 2019. Até o final do ano, a expectativa é realizar 250 mil transações. O sistema já conta com mais de 25 mil farmácias parceiras, que incluem desde as principais redes até estabelecimentos de pequeno porte.
O Benie também consegue atender a maioria dos convênios. Foi firmada uma parceria com uma das maiores empresas de Programa de Benefícios em Medicamentos do Brasil e em breve todos os planos de saúde serão atendidos.
Para desenvolver toda a tecnologia do Benie, os sócios investiram cerca de R$2 milhões, em conjunto com investidores anjo. A receita da empresa provém das taxas de vendas que são pagas pelas farmácias. É cobrado um custo transacional, a cada venda que a loja faz pelo ChatApp.
Os fundadores explicam que o diferencial, ao contrário de outros meios de compra, como telefone ou site de farmácias, são praticidade e rapidez, além da vantagem de preços mais competitivos e a garantia do produto.
"A ideia de desenvolver o sistema surgiu quando percebemos que, apesar da evolução tecnológica, em que as pessoas se comunicam cada vez menos por ligações telefônicas, na área de saúde, isso não é realidade. As pessoas ainda usam muito o telefone para fazer compras em farmácias, comenta o sócio Evandro Campos.
"Identificamos que poderíamos tornar a vida do paciente muito mais simples e acessível, criando uma forma de atendê-lo digitalmente. Desenvolvemos um assistente, com quem o usuário pode falar por mensagem eletrônica, assim como faz com seus amigos", complementa Marcello Braga, outro sócio à frente do negócio.
Como funciona
Para acessar o Benie, basta procurar a página no Facebook (https://www.facebook.com/beniesaude/), buscando por "Beniesaúde" e mandar uma mensagem. Depois, é só informar os produtos que você procura, que, automaticamente, o sistema busca o menor preço e o estabelecimento comercial mais próximo do cliente. Concluída a compra, o sistema avisa quando o pedido saiu da farmácia e se certifica de que tudo ocorrerá bem até a entrega, que é feita em 45 minutos, no máximo.
O pagamento é feito via cartão de crédito. Além dos dados do cartão, o Benie solicita o endereço de entrega, telefone e CPF. A segurança das informações do cliente é garantida. Os dados do cartão de crédito, por exemplo, não ficam armazenados no Facebook e nem mesmo o Benie tem acesso a eles. A transação é realizada por meio de um parceiro financeiro, a Zoop, a mesma empresa que realiza operações de pagamentos do iFood, Sympla, entre outras empresas do grupo Movile.
No site www.benie.com.br também há um link que direciona para a conversa com o Benie. Em breve, o serviço deverá ser disponibilizado em outras redes sociais.