Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o número total de usuários de carteira digital excederá 5,2 bilhões globalmente em 2026, acima dos 3,4 bilhões em 2022 e representando um forte crescimento de mais de 53%. A pesquisa prevê que a presença de "superaplicativos" impulsionará o uso de carteira digital em países em desenvolvimento que atualmente são considerados pesados.
Superapps são aplicativos multifuncionais capazes de integrar pagamentos digitais a outros serviços, incluindo gerenciamento de patrimônio e comércio eletrônico.
Países da Ásia-Pacífico experimentarão crescimento rápido
O estudo identificou três países da Ásia-Pacífico preparados para um rápido crescimento nos próximos quatro anos:
1. Filipinas
2. Tailândia
3. Vietnã
Ele prevê que a adoção de carteiras digitais chegará perto de 75% da população em cada um destes países até 2026. Ele citou o aumento do acesso a serviços de comércio online e móvel como forças motrizes por trás do uso de carteiras digitais, principalmente por meio de superaplicativos.
O coautor da pesquisa, Damla Sat, explicou: "estes mercados em rápido crescimento representam uma oportunidade significativa para os fornecedores de carteiras digitais, mas eles devem trabalhar de forma inteligente para maximizar sua posição. Um cenário de carteiras altamente competitivo significa que os fornecedores devem se diferenciar integrando o aprendizado de máquina para fornecer insights de gastos e introduzir novos serviços, como gerenciamento de patrimônio, para agregar valor."
Inovação necessária para o crescimento futuro de pagamentos QR
Além disto, a pesquisa identificou pagamentos por código QR como o tipo de transação de carteira digital mais popular em 2026; alcançando 380 bilhões de transações globalmente e respondendo por mais de 40% de todas as transações em volume.
No entanto, à medida que o uso em mercados como China e Índia atinge seu ápice, os fornecedores devem inovar para permanecer competitivos entrando em novos mercados geográficos. Portanto, a pesquisa recomenda que os fornecedores de pagamento por código QR integrem recursos de fidelidade e recursos de marketing personalizados para incentivar a aceitação do comerciante, o que será fundamental para impulsionar a adoção.