A 3G Americas divulgou nesta sexta-feira (1/9) que a tecnologia GSM alcançou uma participação de mercado acima de 50% nas Américas ao conquistar praticamente 100 milhões de novos clientes entre junho 2005 e junho deste ano.
Apenas no Brasil, o padrão obteve 21 milhões de novos usuários no período, o que representa mais de 57% do mercado móvel brasileiro. No fim do segundo trimestre de 2006, 2 bilhões dos 2,41 bilhões de assinantes móveis do mundo inteiro já utilizavam GSM/UMTS. O Informa World Cellular Information Service prevê três bilhões de clientes GSM até 2009, entre os quais 551 milhões de assinantes utilizarão serviços UMTS.
De acordo com a associação, algumas operadoras estão migrando suas redes CDMA para a GSM para aproveitar a capacidade de roaming global do padrão, sua estratégia de evolução e as economias de escala que a tecnologia oferece. Esses, segundo a 3G Americas, são fatores significativos que contribuem para a adoção do GSM em grande escala na América Latina e no Caribe, hoje presente em 63% do mercado móvel, comparado com 22% da tecnologia CDMA.
O diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe, Erasmo Rojas, salienta que os benefícios do GSM no mercado latino-americano se baseiam no ecossistema robusto da tecnologia, que abrange uma série de fatores, entre eles os padrões abertos, a disponibilidade comercial em todos os países da região e a maior variedade e menor custo de aparelhos celulares. ?A tecnologia GSM está à frente de todas as outras tecnologias sem fio, fato comprovado pela sua preferência entre os consumidores. O CDMA está perdendo o fôlego no Brasil e nas Américas e, por esse motivo, operadoras como a Vivo, líder no mercado brasileiro, estão implementando a tecnologia GSM.?
Dos cerca de 500 milhões de novos clientes GSM conquistados no mundo inteiro no último ano, 41 milhões são novos usuários UMTS 3G. A tecnologia de banda larga móvel, a UMTS/HSDPA, padrão para serviços 3G de dados e voz, foi a tecnologia escolhida por 111 operadoras em 54 países. De acordo com a 3G Americas ela está presente em 45 redes de 32 países, além de outras 66 redes planejadas, em fase de implementação ou testes. No Brasil a Anatel lançou as bases para o leilão das faixas de 3G.
O presidente da 3G Americas, Chris Pearson, diz que 2006 é o ano da HSDPA. ?Há apenas um ano, nenhuma rede comercial HSDPA estava em operação. Hoje, 70 milhões de clientes utilizam a tecnologia GSM para banda larga móvel. Praticamente todas as 289 operadoras devem implementar a UMTS e a HSDPA, aproveitando ao máximo seu espectro, atingindo o menor custo por bit de dados e oferecendo a seus clientes uma grande variedade de aparelhos e aplicativos."
Ainda segundo a associação, o GSM na Argentina atraiu 12 milhões de novos clientes entre junho de 2005 e junho deste ano, registrando uma participação de mercado de 77%, comparado com os dados de 11% e 10%, respectivamente, do CDMA e TDMA. Na Colômbia, a tecnologia registrou 14 milhões de novos clientes entre junho de 2005 e junho de 2006, com 80% de participação de mercado, comparado com a participação de 10% para cada uma das tecnologias CDMA e TDMA.
No México, o GSM atraiu 16 milhões de novos clientes em apenas um ano, registrando uma taxa de crescimento de 78%, e participação de mercado de 71%, comparado com 48% apenas um ano atrás. As tecnologias CDMA e TDMA registraram as suas respectivas participações de mercado de 7% e 18,5%.
Durante esse período, o padrão GSM atraiu aproximadamente 500 milhões de novos clientes no mundo inteiro. Isso representa um crescimento dez vezes maior que a tecnologia CDMA, que atraiu 45 milhões de novos adeptos. Novamente, o GSM registrou um número de novos assinantes maior que a base de todos os outros sistemas móveis digitais.
Em junho passado, o GSM atingiu o marco de 2 bilhões de assinantes no mundo inteiro, número que inclui 70 milhões de usuários UMTS. Os novos acessos GSM representam mais de 90% de todos os novos clientes de tecnologias digitais sem fio dos últimos 12 meses.