Rapidão Cometa adota software de gestão de performance e aumenta eficiência

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Com o objetivo de sincronizar o andamento todas as unidades de negócios e aumentar o nível de qualidade e eficiência na prestação do serviço, a Rapidão Cometa, segunda maior empresa nacional do setor de transportes, adotou o Digital Cockpit, solução da Solver, para o acesso mais rápido às informações e um desempenho operacional e estratégico mais veloz.

?Depois da implementação do sistema, a empresa vêm crescendo na casa dos 20% ao ano e estima faturar, neste ano, R$ 500 milhões. Isso porque todos os indicadores mais importantes crescem de forma estudada e planejada?, afirma Rafael Mansilla, diretor de planejamento e tecnologia da informação da Rapidão Cometa.

Segundo o executivo a ferramenta é simples e eficiente. ?Diariamente, são consolidados os dados de faturamento em vários níveis: região, unidade de operação e até por vendedor?, destaca Mansilla. Atualmente, a Rapidão Cometa tem 25 unidades de distribuição, que atendem mais de 4 mil localidades em 18 estados. A empresa conta com 4 mil funcionários e mantém em sua carteira mais de 7 mil clientes ativos, que movimentam anualmente cerca de 430 mil toneladas em 3,5 milhões de entregas.

?Operar essa enorme máquina em um cenário tão competitivo não é simples. Por conta disso, a empresa, desde 2000, está passando por um processo de modernização tecnológica. Adotou um sistema de gestão e inteligência de negócio e precisava de uma ferramenta que pudesse consolidar todos os dados estratégicos da companhia", explica o executivo ao falar da opção pelo Digital Cockpit.

De acordo com ele, muito mais do que tecnologia, a empresa buscava uma ferramenta cuja interface com o usuário fosse simples e atendesse todas as necessidades da Rapidão Cometa. Os outros sistemas avaliados, além de complexos, não consolidavam os dados estratégicos de maneira adequada para a gestão da empresa.

Na ponta da operação, Mansilla também comemora os bons resultados. ?Anualmente, o prazo previsto de entrega melhorou 5%, assim como o prazo médio de recebimento, que oscila na casa dos 20% e 25% de incremento?, garante. Segundo o executivo, a empresa está mais rentável e cresce de forma saudável, já que os planos de ação são, efetivamente, colocados em prática em toda corporação, de forma uniforme.

Hoje, o Digital Cockpit concentra 22 indicadores macro da empresa ? financeiro, resultados e faturamento da empresa, performance das unidades e qualidade, são alguns deles ? e outros 150 ativos, dentro de mais de mil registrados no banco de dados. Para Mansilla, os níveis de eficiência da operação só tendem a crescer. Antes da adoção da ferramenta, a Rapidão Cometa alcançava um nível de eficiência de 90%, conta. No ano passado, o índice foi de 92% e, neste ano, a expectativa é atingir 94%. ?Nos próximos anos queremos chegar até 98%, nível das maiores empresas internacionais de logística e transporte?, aponta.

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