A Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil, inaugurou o seu novo centro de distribuição em Osasco, na Grande São Paulo, onde estocará máquinas, peças e insumos a serem distribuídos ao seu canal de revendas e clientes finais.
A evolução do negócio, que apenas no último ano cresceu 30%, e o foco da operação cada vez mais voltado para serviços ? que hoje corresponde a 50% da receita da empresa ? foram as principais razões que levaram a Simpress a investir no novo centro. Com isso, além de ampliar o espaço de armazenamento, a empresa passa a ter controle centralizado da distribuição, que antes era terceirizada. Além de armazenar equipamentos, peças e insumos, o centro também abriga laboratório técnico, área de inspeção e controle de qualidade com simulador de defeito, além de uma estrutura de manutenção e de recondicionamento de equipamentos.
Com cerca de 2 mil metros quadrados, os três galpões que compõem o novo centro comportam mais de 1.250 posições de porta paletes para armazenamento de todas as máquinas, peças e insumos comercializados pela Simpress. Também comportam laboratórios de manutenção e recondicionamento, responsáveis pelo controle de qualidade. Além disso, abriga uma sala de treinamento de equipe técnica, setor de contingência e help desk. Das seis docas disponíveis no novo centro, quatro são responsáveis pela expedição do estoque, duas pelo recebimento.
A Simpress investiu R$ 1 milhão no novo centro, entre equipamentos, infra-estrutura e verticalização. ?Esse investimento nos coloca em um novo patamar de competitividade, uma vez que poderemos praticar acordos de nível de serviço (SLAs) mais agressivos, em função da agilidade que passamos a obter na distribuição, uma vez que não dependemos mais de um operador logístico terceirizado?, afirma Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress. ?Com o controle da operação, conseguiremos reduzir significativamente o tempo na entrega de materiais para nossas clientes em todo país, atendendo rapidamente às mais diversas demandas, maximizando os processos e garantindo o diferencial qualitativo de nossos serviços?, conclui o executivo. Antes do centro, o tempo de entrega chegava até três dias, entre internar, armazenar e liberar o faturamento. Hoje, segundo a empresa, leva apenas uma hora.
A inauguração é fruto da acelerada evolução da Simpress, que vem acompanhando as necessidades do mercado para prestar um serviço cada vez mais qualificado. O desenvolvimento da empresa dentro do segmento de serviços de outsourcing de impressão pode ser verificado ao comparar o antigo centro, que funcionava desde 2001, e possuía apenas duas docas e 200 posições paletes, ou pelo aumento do número de emissão de notas, que em 2002 girava em torno de 3 mil emissões por mês e hoje chega a 7 mil. A prestação de serviços da Simpress, especificamente outsourcing, é responsável por 50% da receita da empresa que, só no ano passado, cresceu 30%, faturando R$ 172 milhões.