Embora o Brasil não seja o País que apresenta os maiores índices de crescimento da economia dentro do BRIC, há uma série de fatores que fazem o País ser extremamente positivo para investimentos, entre eles a queda vertiginosa do Risco Brasil e a conquista da classificação de "Investment Grade" junto a duas agências de avaliação. Nesta área, aponta estudo da IDC.
Entre os países que compõem o BRIC, o mercado brasileiro só perde para o chinês no ranking mundial de investimentos em tecnologia. Enquanto a China ocupa o 6º lugar, Brasil está em 12º. Mas é o único dos emergentes com seus gastos com TI numa média acima de 2% do PIB.
Além disso, a estimativa aponta uma taxa de crescimento do mercado brasileiro de TI três vezes maior que a do PIB nos próximos quatro anos. Nos outros países do BRIC, este índice será menor. O Brasil também possui o maior nível de maturidade em relação aos seus investimentos em TI que a China, Índia e Rússia.
O índice local de compras em software e serviços é de 56% do total de investimentos. Já nos outros países este percentual não ultrapassa 40%, ou seja, a maioria de seus gastos ainda se concentra na infra-estrutura de hardware.