O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já iniciou o processo de implantação da certificação digital em todo o órgão. Até o fim do ano, cada um dos membros e servidores receberá um certificado digital – ao todo serão 1,7 mil certificados do tipo A3 de pessoa física incluídos em tokens USB. Os certificados estão sendo adquiridos por adesão a Ata de Registro de Preços da Procuradoria-Geral da República.
De acordo com o Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação do Ministério, o certificado digital será usado em diversos sistemas de informação para a identificação segura dos usuários, tais como o Sistema de Documentos (SISDOC), eleições eletrônicas e em concursos de remoção, e para a assinatura digital de documentos eletrônicos, como portarias, pareceres e laudos técnicos.
A prioridade do MPDFT, no longo prazo, é a implantação de soluções de tecnologia da informação, em substituição a procedimentos e métodos que atualmente utilizam a assinatura convencional em papel, tornando assim mais eficiente e eficaz o trabalho da instituição.