Qual o impacto da Inteligência Artificial Generativa no setor financeiro?

0

As aplicações trazidas pela Inteligência Artificial Generativa irão beneficiar o setor financeiro de maneira inovadora, já que a tecnologia abrirá a possibilidade de evoluir operações bancárias entregando mais eficiência e segurança nas transações. Em um mundo de constante mudança, existem grandes oportunidades em uma ampla variedade de casos de uso para bancos e seguradores implantarem a Inteligência Artificial de forma responsável, reduzindo os riscos e ajudando a conquistar a confiança dos clientes.

Identificar as principais áreas de foco que poderão ser beneficiadas com o uso da inteligência, é imprescindível para direcionar investimentos e os esforços das companhias. A IA generativa, por exemplo, após ter sido treinada com dados históricos adequados e modelos regulatórios pode automatizar de 40 a 50% as tarefas de regulamentação, compliance e reporte de riscos.

A tecnologia também pode auxiliar na captação de informações específicas sobre investimentos e economizar horas de pesquisa dos colaboradores dos bancos. Com a Inteligência Artificial uma análise de um balancete de cinco anos poderá ser feita em apenas 30 segundos, entregando agilidade e informações precisas. Dinamizar essas atividades pode gerar um ganho financeiro e de trabalho para as organizações que precisam ser considerados para o futuro.

Além disso, a IA Generativa também irá causar um impacto positivo na automação de manuais de segurança, reparo automático e correção de vulnerabilidades de segurança. Tudo isso com um autotreinamento contínuo dos sistemas e a capacidade de gerar relatórios com análise detalhada da causa-raiz e sugestões de soluções.

Um outro foco das instituições financeiras é em relação ao atendimento ao cliente que, com a pandemia, teve seu processo de automação e autoatendimento acelerado, principalmente, no que diz respeito à abertura de contas, à resolução de consultas de complexidade médias e simples, ao uso de chatbots, à emissão de cartões e à aprovação de crédito. Com o uso da IA Generativa, os bancos podem explorar novas oportunidades para mais personalização e automação em áreas como verificações de crédito aos clientes, bem como oferta de programas de fidelização e recompensa.

Inserir a Inteligência Artificial Generativa nos processos e no dia a dia das instituições financeiras é um grande passo para uma rotina automatizada e eficaz, seja para processos internos ou mesmo no atendimento a clientes e parceiros. A Avanade trabalha com IA generativa de maneira colaborativa com seus clientes, desde que a OpenAI foi lançada publicamente em 2019, e como parceira estratégica da Microsoft, possuí mais especialistas certificados pela própria Microsoft do que qualquer outra empresa do setor.

Para antecipar as tendências e necessidades do mercado, as instituições financeiras precisam trabalhar cada vez mais a mentalidade de colocar a Inteligência Artificial não só como uma tecnologia, mas sim como um instrumento que permite inovações e um trabalho automatizado.

Felipe Almeida, head de Advisory da Avanade Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.