As aplicações trazidas pela Inteligência Artificial Generativa irão beneficiar o setor financeiro de maneira inovadora, já que a tecnologia abrirá a possibilidade de evoluir operações bancárias entregando mais eficiência e segurança nas transações. Em um mundo de constante mudança, existem grandes oportunidades em uma ampla variedade de casos de uso para bancos e seguradores implantarem a Inteligência Artificial de forma responsável, reduzindo os riscos e ajudando a conquistar a confiança dos clientes.
Identificar as principais áreas de foco que poderão ser beneficiadas com o uso da inteligência, é imprescindível para direcionar investimentos e os esforços das companhias. A IA generativa, por exemplo, após ter sido treinada com dados históricos adequados e modelos regulatórios pode automatizar de 40 a 50% as tarefas de regulamentação, compliance e reporte de riscos.
A tecnologia também pode auxiliar na captação de informações específicas sobre investimentos e economizar horas de pesquisa dos colaboradores dos bancos. Com a Inteligência Artificial uma análise de um balancete de cinco anos poderá ser feita em apenas 30 segundos, entregando agilidade e informações precisas. Dinamizar essas atividades pode gerar um ganho financeiro e de trabalho para as organizações que precisam ser considerados para o futuro.
Além disso, a IA Generativa também irá causar um impacto positivo na automação de manuais de segurança, reparo automático e correção de vulnerabilidades de segurança. Tudo isso com um autotreinamento contínuo dos sistemas e a capacidade de gerar relatórios com análise detalhada da causa-raiz e sugestões de soluções.
Um outro foco das instituições financeiras é em relação ao atendimento ao cliente que, com a pandemia, teve seu processo de automação e autoatendimento acelerado, principalmente, no que diz respeito à abertura de contas, à resolução de consultas de complexidade médias e simples, ao uso de chatbots, à emissão de cartões e à aprovação de crédito. Com o uso da IA Generativa, os bancos podem explorar novas oportunidades para mais personalização e automação em áreas como verificações de crédito aos clientes, bem como oferta de programas de fidelização e recompensa.
Inserir a Inteligência Artificial Generativa nos processos e no dia a dia das instituições financeiras é um grande passo para uma rotina automatizada e eficaz, seja para processos internos ou mesmo no atendimento a clientes e parceiros. A Avanade trabalha com IA generativa de maneira colaborativa com seus clientes, desde que a OpenAI foi lançada publicamente em 2019, e como parceira estratégica da Microsoft, possuí mais especialistas certificados pela própria Microsoft do que qualquer outra empresa do setor.
Para antecipar as tendências e necessidades do mercado, as instituições financeiras precisam trabalhar cada vez mais a mentalidade de colocar a Inteligência Artificial não só como uma tecnologia, mas sim como um instrumento que permite inovações e um trabalho automatizado.
Felipe Almeida, head de Advisory da Avanade Brasil.