A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram nesta sexta-feira, 1º, convênio para criar um orçamento de R$ 48,7 milhões com o propósito de incentivar a inovação tecnológica nas pequenas empresas.
O dinheiro será usado para a promoção de eventos de motivação, realização de cursos de capacitação em gestão e planos de inovação empresarial, consultoria, avaliação e monitoramento de resultados – todos voltados para os microempresários.
De acordo com o presidente da CNI, Robson de Andrade, o objetivo do projeto, além de formar gestores de projetos, é criar 18 mil empresas, capacitar nove mil empresários e executar, no mínimo, três mil projetos de inovação tecnológica. Para Andrade, apenas a aprovação do orçamento já é uma vitória, pois atinge um nicho de empresas que tem dificuldade em investir em outras áreas que não sejam a de seus negócios principais.
Segundo o presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamotto, os empresários terão aulas e serão apresentados a conteúdos didáticos para ajudá-los a desenvolver projetos voltados à inovação. Com o dinheiro, será criado um portfólio de produtos e informações que serão deixadas disponíveis para os microempresários fortalecerem cada vez mais seus empreendimentos.
- Incentivo