A CPFL Energia colocou em operação nesta semana o seu novo data Center, no qual foram investidos R$ 20 milhões. Sediado em Campinas, no interior de São Paulo, a instalação vai unificar todos os servidores e sistemas das empresas do grupo com total segurança, além de preservar a integridade física, de informação e logística de todos os dados da companhia. De acordo com a empresa o data center, projetado com base nos conceitos de "TI verde", vai proporcionar uma economia de até 30% no consumo de energia. "É uma solução inovadora, alinhada à nossa visão estratégica e com tecnologia de última geração", comentou Marcelo Carreras, diretor de tecnologia da informação da CPFL. "Com essa nova estrutura teremos mais confiabilidade nos processos de transmissão e armazenamento de dados, além de trazer mais agilidade de entrega nos serviços de TI", completa.
O processo de migração de dados da base anterior para a nova solução foi iniciado em novembro do ano passado. "Conseguimos fazer uma rápida transição de contratos, mudando da IBM para a CSC em um mês. Isso foi muito importante para darmos continuidade em todos os processos e migrações que fizemos", conta Carlos Alberto Belarmino Teixeira, gerente de arquitetura, tecnologia e segurança da CPFL.
O executivo explica que estiveram envolvidos no processo de migração do data center 45 funcionários de diversas áreas e diretorias. "Agora, com esse novo formato vamos trabalhar com mais eficiência, contando com três colaboradores em cada turno para monitorar e acompanhar a plataforma", diz Belarmino.
- Energia