A Microsoft entrou com processo contra a Motorola nesta sexta-feira, 1º, no qual a acusa de ter violado nove patentes de seu sistema operacional móvel. Segundo a fabricante de software, a Motorola usou suas tecnologias para adaptar o Android, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google, a seus srmatphones.
Em comunicado assinado por Horacio Gutierrez, diretor geral de propriedade intelectual e licenciamento, a Microsoft afirma que a fabricante de celulares usou, sem autorização, suas tecnologias de sincronização de e-mails, calendários e contatos do computador para o celular, agenda e aplicativos relacionados a alerta de fim da bateria e falta de sinal telefônico.
Segundo Gutierrez, essas patentes são "essenciais para a experiência do usuário", por isso sua propriedade intelectual deve ser protegida. Para o executivo, a ação mostra aos acionistas, clientes e investidores da Microsoft a "responsabilidade perante os bilhões de dólares gastos anualmente para mostrar software inovadores ao mercado".
A ação foi impetrada na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) e na Corte Distrital de Justiça de Washington, D.C., EUA. Informações sobre indenizações e retaliações não foram divulgadas.
- Processo