O diretor de inclusão digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros, espera que seja assinado até o dia 15 de outubro com a Embratel o aditivo contratual do Gesac. Esse aditivo permitirá levar acesso à Internet a mais 1,5 mil pontos espalhados pelo País, a maioria composta por escolas e telecentros. Com isso, o Gesac alcançará ao todo 13.379 localidades.
Após o aditivo, a capacidade do Gesac será ampliada de 375 Mbps para 600 Mbps, e a velocidade média disponibilizada para download nos pontos atendidos subirá de 500 Kbps para 750 Kbps. Para Medeiros, isso ainda é pouco. Ele reclama da falta de capacidade satelital no mercado para ampliar o projeto. O executivo participou nesta sexta-feira, 1, do 10o Congresso Latino-americano de Satélites, no Rio de Janeiro, evento organizado pela Converge Comunicações. O contrato entre o Minicom e a Embratel tem duração de mais dois anos, com possibilidade de extensão.
Multicast
O Minicom planeja lançar uma licitação para contratar uma plataforma de multicast para projetos de telessaúde, tele-educação e difusão de canais educativos, como a TV Escola, e de rádios das Forças Armadas, como a da FAB. Medeiros espera que a licitação aconteça ainda este ano.
- Satélites